Os alunos do ensino fundamental e médio dos Estados Unidos agora podem aprender sobre engenharia genética de plantas por meio de um currículo complementar interativo elaborado em conjunto por professores e reguladores. O currículo foi desenvolvido para ajudar os alunos a aprender sobre agricultura, alimentos e os usos da biotecnologia no abastecimento de alimentos. O plano foi elaborado em conjunto pela Food and Drug Administration (FDA), o Departamento de Agricultura (USDA) e a Agência de Proteção Ambiental (EPA). Também contaram com a colaboração de professores do país especialistas em agricultura, biologia, ciências ambientais, tecnologias e outras áreas relacionadas à biotecnologia agroalimentar. Todos eles estabeleceram como prioridade que os conteúdos sejam baseados na ciência e que também cumpram as normas educacionais nacionais.
O currículo visa apresentar aos alunos conceitos agrícolas, como características das plantas, melhoramento genético ou planejamento e seleção de safras. Inclui atividades educacionais e trabalhos de laboratório adaptados às idades correspondentes, nos quais poderão ver como a criação seletiva e a engenharia genética são utilizadas para obter os traços desejados das plantas. Desta forma, segundo os idealizadores, os alunos serão capazes de apreciar a tecnologia e entender por que os agricultores escolhem variedades de culturas específicas para enfrentar os desafios ambientais, o valor da avaliação da segurança alimentar e reconhecer novas diretrizes de rotulagem de alimentos. Por meio da experiência, espera-se que os alunos aprendam a fazer escolhas alimentares informadas.
Fonte: Agrolink.