UNIAGRO
Micronutrientes fazendo a diferença no plantio cítrico
01/09/2020 16:23 em Novidades

Estudo realizo pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mostra a importância de manejar corretamente os micronutrientes em citros. Fatores invisíveis a olho nu refletem diretamente na qualidade das frutas e saúde dos pomares.

O levantamento foi feito no Cinturão Citrícola em São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais, com cerca de 10 a 15% da área de citros do país. Na análise foram observados micronutrientes como boro, manganês inferiores ao adequado, enquanto para o zinco esse valor ficou próximo de 50%. Já para as folhas, a porcentagem média de amostras com teores de micronutrientes inferiores ao adequado foram de 8,2%, 22,4% e 36,7%, respectivamente para boro, manganês e zinco.

Segundo o pesquisador do IAC, Rodrigo Marcelli Boaretto, o levantamento é importante para direcionar os produtores. O desequilíbrio nutricional, seja por falta ou excesso. Em 1980 eram menos de 20 toneladas por hectare e na safra passada foram 42 toneladas. Também são demanda a precocidade da produção, mudanças climáticas e cultivo de materiais mais exigentes em micronutrientes.

O pesquisador alerta que o aumento no número de produtos na mistura do tanque de pulverização eleva as chances de incompatibilidade entre os componentes e pode diminuir a eficiência na absorção dos micronutrientes pelas folhas. "Embora a adubação foliar tenha sido sempre realizada em conjunto com a aplicação de defensivos, a fim de diminuir os custos operacionais, esse procedimento afeta a eficiência de absorção dos nutrientes pelas folhas", afirma.

As correções de zinco e de manganês devem ser feitas via pulverização foliar. Já o boro deve ser aplicado preferencialmente via solo. Na média, os produtores gastam de R$ 100,00 A R$ 400,00 com os micronutrientes, dependendo do manejo, produtividade e idade do pomar.

O IAC sugere que em pomares em formação, com idade inferior a quatro anos, sejam feitas de quatro a seis aplicações anuais com boro, manganês e zinco nas folhas. Esse manejo deve ser adotado de setembro a maio. Em pomares em produção, a recomendação é de três a quatro pulverizadores com manganês e zinco, por ano. Essas aplicações devem ser feitas desde o início da primavera até o final das chuvas, procurando atingir as brotações novas, com as folhas já expandidas na planta.Para maior eficiência de absorção dos micronutrientes, essas aplicações foliares devem proporcionar bom molhamento das plantas.

Fonte: Agrolink.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!