UNIAGRO
Brasília sedia lançamento de megaeventos do Plantio Direto em 2026
Publicado em 11/09/2025 16:55
Boletim

Da Redação FEBRAPDP

A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) realizou, na última quinta-feira (4), em Brasília, a solenidade de lançamento do 20º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto (ENSPD) e do 3º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto (EMSPD). Os eventos, que estão entre os principais fóruns do agronegócio para discussão de técnicas agrícolas sustentáveis, acontecerão de 7 a 9 de julho de 2026, na capital do país. A cerimônia de lançamento, realizada no auditório da Aprosoja Brasil, no Lago Sul, reuniu autoridades, pesquisadores e representantes do setor, marcando o início da contagem regressiva para os encontros.

Presidente da FEBRAPDP destaca simbolismo do evento

Em entrevista, o presidente da FEBRAPDP, Jônadan Ma, explicou que a 20ª edição nacional e a 3ª mundial simbolizam a evolução e o amadurecimento do setor em três sentidos principais. O primeiro é a abordagem da agricultura regenerativa, uma demanda mundial. "Essa pegada da regenerativa só vai ter sentido se tivermos o Sistema Plantio Direto como base. Não é meramente usar uma tecnologia visando melhoria do solo, mas é regenerar todo o ambiente: o solo, as pessoas, o clima, a economia", afirmou.

O segundo ponto, segundo ele, é a simbologia de sediar o evento em Brasília, coincidindo com o momento em que o Brasil assume a liderança em discussões ambientais globais. "O Brasil é alvo mundial. Assumiu uma responsabilidade como produtor de alimentos, mas também de preservação ambiental. Temos a responsabilidade de produzir alimento e ainda garantir a mitigação dos efeitos da mudança climática", contextualizou.

Por fim, Ma citou o desafio de mudar a percepção negativa associada ao país. "O evento mundial, em Brasília, capital nacional, vai mostrar para o Brasil e o mundo quem somos nós, produtores, o que fazemos e como trabalhamos de maneira verdadeiramente não apenas sustentável, mas conservacionista e agora regenerativa".

Da esquerda para a direita: José Guilherme Brenner, vice-presidente da FEBRAPDP no DF; Fabrício Rosa, diretor executivo da Aprosoja; Rafael Bueno, secretário da Agricultura do DF; Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP, e Luiz Antônio Pradella- VP FEBRAPDP BA - Foto: Divulgação

Pesquisador da Embrapa detalha benefícios e avanços científicos

Luiz Adriano Maia Cordeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados, foi à plateia para detalhar os benefícios técnicos e econômicos do Sistema Plantio Direto (SPD). Ele lembrou que a prática foi inicialmente desenvolvida para controlar a erosão, mas evoluiu para um sistema sustentável completo. "Sabe-se que se trata de um sistema que promove outros benefícios como: melhoria da qualidade do solo; maior infiltração e retenção de água; redução de operações e economia de combustíveis", enumerou.

Cordeiro enfatizou a importância de se adotar o "sistema" de fato, baseado na tríade: ausência de revolvimento do solo, manutenção da cobertura permanente e rotação de culturas. Ele também citou dados concretos: "Estudos comprovam que o SPD aumenta a produtividade nas lavouras em 30%, quando comparado ao sistema convencional. Em anos de seca, lavouras com o SPD produzem até o dobro".

Secretário do DF enxerga oportunidade de negócios e valorização

Para o Secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Rafael Bueno, sediar os encontros é de extrema importância para a economia local. Ele explicou que as práticas conservacionistas já são uma realidade no DF e são essenciais para a viabilidade econômica do setor. "Para que a gente alcance viabilidade econômica na produção, cada vez mais nós temos o desafio de ampliar a produtividade com sustentabilidade, e isso está intrinsecamente relacionado a essas práticas", disse.

 

Bueno acredita que o evento colocará o Distrito Federal em evidência no mapa global do agronegócio. "O evento trará profissionais de todo o mundo e nos dará cada vez mais viabilidade, abrindo oportunidades de negócio aos nossos produtores e a valorização do produto aqui do Distrito Federal", projetou.

CO promotores dos eventos - Foto: Divulgação

Organização comemora sucesso do lançamento e alta adesão

O gerente administrativo e de projetos da FEBRAPDP, Jeankleber Bortoluzzi, comemorou o resultado do evento de lançamento. "Encheu a sala que a gente tinha reservado. Tivemos em torno de 40 pessoas", contou. Ele destacou a representatividade do público, com a presença de copromotores, autoridades e empresas, o que, para ele, configurou o sucesso esperado. "Além das autoridades que falaram também destacaram a importância do evento para a região. Já tivemos demandas para fechar pacotes para participação no evento", finalizou, indicando o interesse imediato despertado pelo anúncio.

 

Com o lançamento oficial, iniciam-se os preparativos para que, em 2026, Brasília se torne a capital mundial da agricultura sustentável, recebendo produtores, pesquisadores e lideranças para discutir o presente e o futuro da produção de alimentos.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!