Município de Nova Pádua é um dos mais atingidos, com 20% da produção destruída. Flores da Cunha e Caxias do Sul também foram afetadas.
Sete mil toneladas de uva foram perdidas pelo granizo que atingiu a Serra do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (20). O município mais afetado pelo temporal foi Nova Pádua, que está entre os 10 maiores produtores de uvas do país.
O granizo durou cerca de 10 minutos, mas destruiu 20% da produção de uvas do pequeno município, de pouco mais de 2 mil habitantes. O agricultor Ronei Baggio lamentou a situação. "Imagina tudo que o cara trabalhou o ano inteiro, ver isso aqui dá vontade de chorar", diz.
Em uma das propriedades, os cachos já estavam bem formados e a colheita começaria no final do mês que vem. Mas toda a produção dos quatro hectares foi perdida. O que não caiu no chão ficou muito machucado, sem ter como aproveitar.
O granizo também atingiu os municípios de Flores da Cunha e Caxias do Sul. Pelo menos 80 propriedades tiveram perdas nos parreirais. O problema maior é que a situação afetará a produção também no futuro.
"A parreira fica debilitada, machucada", explica o presidente do Sindicato Rural, Olir Schiavenin. "E ela vai ter consequências também na produção do próximo ano".
Também agricultor, Marino Baggio estima o prejuízo em R$ 80 mil. E ele não tem seguro. "Todo meu trabalho que era tão bonito, virou em nada. É muito triste isso".
Fonte: G1