O plantio da safra 2025/26 de soja atingiu, na quinta-feira (02), 9% da área estimada para o Brasil, ante 3% uma semana antes e 4% no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da AgRural. O índice é o segundo mais alto para a data na série histórica da consultoria, iniciada na safra 2008/09, impulsionado principalmente pelo Paraná, que registra o ritmo mais rápido de plantio já observado.
Apesar das chuvas mais escassas e das altas temperaturas da última semana, Mato Grosso também apresentou bom avanço, embora em ritmo inferior ao paranaense, devido à umidade irregular do solo. A AgRural alerta que, sem previsão de grandes volumes de chuva para os próximos dias, a semeadura pode desacelerar no Estado, com produtores preocupados com possíveis falhas de germinação.
No caso do milho verão, a semeadura chegou a 40% da área estimada para o Centro-Sul do país, ante 32% na semana anterior. O número supera os 37% registrados no mesmo período do ano passado e é o mais alto para a data desde a safra 2012/13, quando a AgRural iniciou os levantamentos semanais do cereal. As condições climáticas atuais favorecem o avanço do plantio e o desenvolvimento das lavouras, especialmente nos Estados do Sul, que concentram a maior parte dos trabalhos neste início de outubro.
Fontes: Globo Rural e AgRural