Nesta segunda-feira, 29, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM - juntamente com a Aprosoja Bahia e as Agroparceiras realizaram o Encontro sobre Atualizações da NR1 e Saúde Mental no Campo. O evento reuniu produtores, empresários, terapeutas, técnicos em segurança do trabalho e diversos profissionais interessados na temática.
A programação teve início com a palestra da engenheira florestal e técnica em segurança do trabalho Izabel Ceron, que apresentou dados sobre transtornos mentais no Brasil e no mundo. “Cerca de 86% dos brasileiros sofrem com transtornos psicológicos e o Brasil é o país com maior número de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Além disso, segundo o INSS, são 500 mil afastamentos relacionados a trabalho no Brasil e a depressão é a maior causa de incapacidade no Brasil e no mundo. É urgente falarmos desse assunto”, informou Izabel.
Dando sequência, o psicólogo Sávio Cerqueira, especialista em saúde mental, deu uma palestra voltada para a saúde mental no agronegócio, passando pelas temáticas de estresse, ansiedade, depressão e suicídio. “Muitos pacientes chegam preocupados com fatores que não conseguem controlar, como o clima ou o sucesso do plantio. É fundamental conhecer e buscar acompanhamento para conseguir lidar com essas situações e evitar problemas mais sérios”, ressaltou Sávio.
O evento abriu espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas, promovendo o diálogo direto entre especialistas e participantes sobre as principais mudanças da NR1. A norma, que foi atualizada pela Portaria MTE nº 1.419/2024 e entra em vigor em maio de 2026, torna obrigatória a inclusão e gestão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Tais riscos envolvem fatores como sobrecarga, pressão excessiva, ambiente tóxico, estresse, assédio moral e outros que podem impactar as qualidades da saúde mental dos trabalhadores. “As leis existentes e precisam ser cumpridas; é fundamental que os produtores entendam as novas exigências para que possam se adequar em tempo”, pontua Darci Salvetti, presidente da Aprosoja Bahia.
A presidente do SPRLEM, Greice Kelli Fontana Klein, reforçou o papel das associações em informar e fortalecer o trabalho no campo: "Há produtores que nem estão cientes dessas mudanças, mas elas serão cobradas do mesmo jeito. Nós, Sindicato e Aprosoja, estamos aqui para nos unir e buscar soluções em conjunto. Este evento é uma ação nesse sentido", afirmou.
A nova NR-1 se aplica a todas as empresas com trabalhadores sob regime CLT, independentemente do porte ou setor. “Não há exceções, por isso, esse encontro foi gratuito e aberto à população geral”, finalizou Greice. O eventou contou com a parceria da BSC Peças Agrícolas e Equipamentos, Satelitte Balanças, Oriclínica e 5 Elementos Espaço Integrativo, que, ao final, realizou um sorteio de diversas terapias aos participantes.
Atenciosamente,



