UNIAGRO
Encontro no auditório do SPRLEM discute mudanças na NR1 e importância da saúde mental no campo
Publicado em 30/09/2025 14:41
Boletim

Nesta segunda-feira, 29, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM - juntamente com a Aprosoja Bahia e as Agroparceiras realizaram o Encontro sobre Atualizações da NR1 e Saúde Mental no Campo. O evento reuniu produtores, empresários, terapeutas, técnicos em segurança do trabalho e diversos profissionais interessados na temática.
A programação teve início com a palestra da engenheira florestal e técnica em segurança do trabalho Izabel Ceron, que apresentou dados sobre transtornos mentais no Brasil e no mundo. “Cerca de 86% dos brasileiros sofrem com transtornos psicológicos e o Brasil é o país com maior número de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Além disso, segundo o INSS, são 500 mil afastamentos relacionados a trabalho no Brasil e a depressão é a maior causa de incapacidade no Brasil e no mundo. É urgente falarmos desse assunto”, informou Izabel.
Dando sequência, o psicólogo Sávio Cerqueira, especialista em saúde mental, deu uma palestra voltada para a saúde mental no agronegócio, passando pelas temáticas de estresse, ansiedade, depressão e suicídio. “Muitos pacientes chegam preocupados com fatores que não conseguem controlar, como o clima ou o sucesso do plantio. É fundamental conhecer e buscar acompanhamento para conseguir lidar com essas situações e evitar problemas mais sérios”, ressaltou Sávio.
O evento abriu espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas, promovendo o diálogo direto entre especialistas e participantes sobre as principais mudanças da NR1. A norma, que foi atualizada pela Portaria MTE nº 1.419/2024 e entra em vigor em maio de 2026, torna obrigatória a inclusão e gestão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Tais riscos envolvem fatores como sobrecarga, pressão excessiva, ambiente tóxico, estresse, assédio moral e outros que podem impactar as qualidades da saúde mental dos trabalhadores. “As leis existentes e precisam ser cumpridas; é fundamental que os produtores entendam as novas exigências para que possam se adequar em tempo”, pontua Darci Salvetti, presidente da Aprosoja Bahia.
A presidente do SPRLEM, Greice Kelli Fontana Klein, reforçou o papel das associações em informar e fortalecer o trabalho no campo: "Há produtores que nem estão cientes dessas mudanças, mas elas serão cobradas do mesmo jeito. Nós, Sindicato e Aprosoja, estamos aqui para nos unir e buscar soluções em conjunto. Este evento é uma ação nesse sentido", afirmou.
A nova NR-1 se aplica a todas as empresas com trabalhadores sob regime CLT, independentemente do porte ou setor. “Não há exceções, por isso, esse encontro foi gratuito e aberto à população geral”, finalizou Greice. O eventou contou com a parceria da BSC Peças Agrícolas e Equipamentos, Satelitte Balanças, Oriclínica e 5 Elementos Espaço Integrativo, que, ao final, realizou um sorteio de diversas terapias aos participantes.

Atenciosamente,

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!