Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional
O setor de serviços avançou 0,3% em junho, a quinta variação positiva seguida do índice.

Com o resultado, o desempenho do setor atinge novo patamar recorde: 18% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (14), pelo IBGE.
Na comparação com igual mês do ano passado, o volume de serviços avançou 2,8%. Com isso, o acumulado no primeiro semestre ficou em 2,5%, e, nos últimos 12 meses, 3%.
A alta em junho foi puxada pela atividade de transportes, com crescimento de 1,5%. O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, afirma que os serviços de transportes tiveram crescimento no segmento de cargas, devido ao escoamento de safra, insumos e bens industriais, e no transporte aéreo de passageiros, com o menor preço das passagens aéreas.
Os demais quatro setores investigados na pesquisa apresentaram taxas negativas, com destaque para Outros serviços, com queda de 1,3%, e os Serviços prestados às famílias, com variação negativa de 1,4%, a terceira queda seguida.
Das 27 unidades da Federação, 11 apresentaram resultado positivo. As maiores altas foram registradas no Distrito Federal e no Paraná.