UNIAGRO
Brasília define últimos oito cavalos classificados para a final do Freio
17/07/2017 09:59 em Notícia

A última Classificatória ao Freio de Ouro deste ano teve dia ensolarado neste domingo (16) e classificou os últimos oito cavalos do circuito 2017 para a final do campeonato.

Esmeralda do Rio das Pedras e Hino da Saff começaram o dia no Parque de Exposições da Granja do Torto em Brasília na liderança da disputa em suas respectivas categorias. A primeira sofreu um revés na última prova e deixou o primeiro lugar escapar, enquanto o segundo seguiu mostrando muita habilidade no decorrer da manhã.

A disputa acabou com EL Barquero 04 Patagonia e Hino da Saff no topo do pódio. Ambos já haviam participado da Classificatória de Pelotas este ano e não desistiram de chegar a final do Freio de Ouro. Os cavalos voltaram para a competição em busca de alcançar o objetivo e demonstraram muita evolução em pista.

De acordo com a assessoria da Associação Brasileira dos criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o resultado de El Barquero foi comemorado por Ricardo Galicchio Kroef, da Cabanha El Barquero de Porto Alegre (RS). Ele “lembrou a superação funcional do animal em seu segundo ano de participação no circuito. ‘É uma felicidade grande, essa égua é bi finalista do Freio e, para um animal que larga com 6,4 de morfologia, esse é um excelente resultado. Estamos na final do Freio novamente’, comemorou o criador da égua montada”.

Ainda segundo a ABCCC, Fábio da Silva, criador e expositor do estreante Hino da Saff, ficou surpreso com o desempenho do animal pela precocidade do trabalho. “Tínhamos boa expectativa mas, por ser o primeiro ano dele e ser muito novo, foi uma surpresa ele ter se mantido na liderança do início ao fim. Esse cavalo tem só seis meses de treinamento com o Everton Valim. Esperamos que tenha uma evolução daqui para a frente, e trabalhar para tentar passar para o domingo na final”, disse ele.

Provas

Na primeira prova do dia as fêmeas se saíram bem no confronto com o gado. Esmeralda do Rio das Pedras, Data Venia Escarapela e El Barquero 04 Patagonia mantiveram os três primeiros postos do ranking. A novidade ficou por conta de Umauá do Infinito, que estava em quinto lugar e subiu para a quarta colocação.

Já entre os machos a fase Mangueira II teve algumas reviravoltas. Hino da Saff continou firme no topo da competição, mas Taberneiro de Santa Angélica, que estava em segundo lugar, teve dificuldades e ficou com a quarta colocação. Sendo assim, LAA Cianureto assumiu a vice-liderança e Faceiro da Mangueira Velha alcançou a terceira posição.

Voltando com as fêmeas na disputa da Bayard/Sarmento, a torcida respirou aliviada. Isto porque pela primeira vez as quatro primeiras éguas do ranking superaram os 18 pontos, média mínima exigida para a final do Freio. Até então, apenas Esmeralda havia atingido essa pontuação. Outra novidade foi que Lá Patria da Bela Aliança voltou ao pódio, deixando Umauá do Infinito apenas com a sexta posição.

Demonstrando muita técnica, os machos deram um show na pista da Bayard/Sarmento. Cinco animais passaram da média de 18 pontos e Hino da Saff por pouco não atingiu os 20, chegando a marcar 19.986.

Partindo para a paleteada, aconteceu o momento mais inesperado da competição. Quando todos acreditavam que Esmeralda do Rio das Pedras já havia garantido o lugar mais alto do pódio, a égua escorregou e o ginete Deivy de Lima Flores literalmente caiu do cavalo (com o perdão do trocadilho) para desespero da Fazenda Rio das Pedras e de toda a torcida.

Com esse revés, EL Barquero 04 Patagonia levou o primeiro lugar com 18.840 pontos sob o comando do ginete Fabricio Barbosa. Lá Patria da Bela Aliança conquistou o segundo lugar, com média de 18.320; Esmeralda acabou na terceira posição com 18.280; e Xinoca do Amanhecer surpreendeu a todos saltando da sétima para a quarta colocação com nota de 18.202.

Hino da Saff fechou a Campo II com 20.002 pontos e encerrou a disputa com chave de ouro. O cavalo se destacou desde o primeiro dia da competição na etapa morfológica, na qual obteve nota de 7.450, e seguiu liderando e apresentando ótimo desempenho em todas as provas seguintes. Sendo guiado pelo ginete Everton Valim, o cavalo sagrou-se grande campeão na categoria machos e arriscamos dizer que com essa pontuação ele é um dos favoritos a ganhar o Freio de Ouro.

Os demais classificados entre os machos também demonstraram bom desempenho da Bayard para a paleteada e mantiveram suas posições. Taberneiro de Santa Angélica marcou 18.656 e garantiu a segunda colocação; LAA Cianureto fez 18.395 pontos e ficou com o terceiro lugar; e Faceiro da Mangueira Velha fechou o quarteto de garanhões classificados para a final do Freio com nota de 18.267.

Agora o campeonato segue para o seu desfecho com 95 animais classificados para a final do Freio de Ouro 2017 em Esteio no mês de agosto, durante a Expointer. E como sempre você segue acompanhando aqui no site oficial da competição todas as novidades da disputa e da raça crioula até lá!

Confira mais informações sobre os classificados:

FÊMEAS

1º Lugar

El Barquero 04 Patagonia, filha de Capanegra Jacarta e Capanegra Iguaria; criador e expositor Ricardo Galicchio Kroef, Cabanha El Barquero, Porto Alegre/RS

Ginete: Fabricio Barbosa

Nota: 18,840

2º Lugar

La Pátria da Bela Aliança, filha de Itaqui do Salero Velho e Los Entierros Escarcha; criador e expositor Francisco Carlos Habowsky, Cabanha Bela Aliança, São Bento do Sul/SC

Ginete: Thiago Augusto Habowsky

Nota: 18,320

3º Lugar

Esmeralda do Rio das Pedras, filha de Santa Elba Señuelo e BT Onça; criador Marcelo Oliveira Cunha e expositor Fazenda Rio das Pedras, Guarapuava/PR

Ginete: Deivy de Lima Flores

Nota: 18,280

4º Lugar

Xinoca do Amanhecer, filha de Nácar do Purunã e Obra Prima do Amanhecer; criador e expositor Fábio Bellotti Moura, Cabanha Nova Querência, Brasília/DF

Ginete: Felipe Mello da Silva

Nota: 18,202

MACHOS

1º Lugar

Hino da Saff, filho de Pora 404 e Flôr do Pago da Escondida; criador e expositor Ademir e Fábio da Silva, Cabanha Saff, Joinville/SC

Ginete: Everton de Deus Valim

Nota: 20,002

2º Lugar

Taberneiro de Santa Angélica, filho de Jalisco de Santa Angélica e Faroleira de Santa Angélica; criador Suc. de Paulino e Agenor Ávila Costa e expositor Ramiro Madruga Costa, Cabanha Santa Angélica, Pedras Altas/RS

Ginete: Cézar Augusto Schell Freire

Nota: 18,656

3º Lugar

LAA Cianureto, filho de AS Malke Sedutor-TE e RZ Que Fartura da Carapuça; criador e expositor Luiz de Alencar Araripe Junior, Fazenda Boqueirão, Areal/RJ

Ginete: José Eduardo Marques

Nota: 18,395

4º Lugar

Faceiro da Mangueira Velha, filho de Ganadero da Harmonia e Justine da Guajuvira; criador Leandro Luís Vieira e expositor Noli Souza de Oliveira, Cabanha Martinelli, Siderópolis/SC

Ginete: Fagner Crescencio Espindola

 

Nota: 18,267

 

Fonte: Canal Rural (Freio de Ouro)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!