(Reuters) - A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA está suspendendo esforços para melhorar seus testes de gripe aviária em leite, queijo e alimentos para animais de estimação devido a grandes cortes de pessoal na agência, de acordo com um e-mail visto pela Reuters e uma fonte familiarizada com a situação.
Os testes do FDA para gripe aviária em laticínios descobriram que a pasteurização mata o vírus e também forneceu pistas sobre o escopo da disseminação do vírus. Pelo menos dois gatos domésticos morreram após comerem ração crua para animais de estimação que depois testaram positivo para gripe aviária.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos, que inclui a FDA, começou na terça-feira a demitir 10.000 funcionários para cumprir a iniciativa do presidente Donald Trump de reduzir a força de trabalho federal, um esforço supervisionado pelo aliado bilionário Elon Musk.
O Exercício de Comparação Interlaboratorial para detecção da Gripe Aviária Altamente Patogênica estava previsto para ser lançado no final deste mês, mas foi suspenso na quinta-feira devido a cortes de pessoal no Programa de Alimentos Humanos da FDA, que daria suporte às necessidades científicas e de testes do programa, dizia o e-mail.
O programa teria incluído mais de 40 laboratórios da Rede de Investigação e Resposta de Laboratórios Veterinários (Vet-LIRN) da FDA e da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Animal do USDA, bem como laboratórios de alimentos da FDA e da indústria privada, disse o e-mail, que foi enviado aos laboratórios da rede pelo escritório do programa Vet-LIRN.
"(O programa) teria sido essencial para garantir a confiança nos métodos laboratoriais para segurança alimentar e saúde animal", dizia o e-mail.
O HHS não respondeu imediatamente a perguntas sobre a suspensão do programa e qual seria o impacto, se houver, nos esforços de testes de gripe aviária do FDA.
O FDA lida com testes de produtos lácteos de consumo para gripe aviária, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA testa leite a granel antes de ser enviado para processamento. Um surto de gripe aviária em andamento em gado leiteiro infectou quase 1.000 rebanhos, de acordo com dados do USDA.
O esforço de coordenação teria servido como um programa de garantia de qualidade para assegurar resultados confiáveis nos testes de gripe aviária da FDA em produtos lácteos e alimentos para animais de estimação, de acordo com uma fonte familiarizada com a situação.
Programas de coordenação semelhantes no FDA garantem confiabilidade nos testes de salmonela e outros patógenos, disse a fonte.
Reportagem de Leah Douglas, edição de Deepa Babington