HAMBURGO, 24 de março (Reuters) - A Grã-Bretanha encerrou uma proibição de importação de gado e produtos animais alemães imposta após um caso de febre aftosa na Alemanha em janeiro, informou o Ministério da Agricultura de Berlim na segunda-feira.
As exportações de gado e produtos animais para a Grã-Bretanha e Irlanda do Norte devem ser retomadas esta semana, acrescentou.
A Alemanha informou em 12 de março que havia recuperado seu status de país livre de febre aftosa na maioria das áreas, abrindo caminho para a remoção das restrições à exportação de carne e laticínios.A Alemanha anunciou seu primeiro surto de febre aftosa em quase 40 anos em 10 de janeiro em um rebanho de búfalos nos arredores de Berlim, na região de Brandemburgo.
Mas o surto continua confinado a um caso, sem outros relatados desde então, embora a fonte ainda seja desconhecida. Muitas restrições domésticas já foram suspensas.
Medidas para conter a doença altamente infecciosa, que não representa perigo para humanos, frequentemente envolvem proibições de importações de carne e laticínios de países afetados. Grã-Bretanha, Coreia do Sul e México estavam entre os estados que impuseram proibições de importação à Alemanha.
A proibição britânica causou danos à indústria de carne da Alemanha, enquanto algumas restrições chinesas foram encerradas no início de março.
A União Europeia permitiu que as exportações de carne e laticínios alemães de regiões fora da área em torno do caso continuassem.
"É uma ótima notícia que o Reino Unido esteja reconhecendo tão rapidamente nossos esforços bem-sucedidos e comprometimento na luta contra a febre aftosa e suspendendo suas restrições de importação de longo alcance", disse o Ministro da Agricultura alemão, Cem Oezdemir, em um comunicado.
"Isso é bom para nossas indústrias agrícolas e alimentícias, especialmente para nossas fazendas de gado.
Isso significa que o mercado de exportação mais importante fora da UE está novamente aberto a eles para nossos excelentes produtos da Alemanha."
A febre aftosa causa bolhas na boca de ruminantes de casco fendido, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e nas últimas décadas exigiu grandes campanhas de abate para erradicá-la.
Reportagem de Michael Hogan; edição de Kevin Liffey e Mark Heinrich