UNIAGRO
Custo menor para máquinas deve aumentar vendas em 15%, espera setor
08/06/2017 09:41 em Notícia

Os juros do financiamento tiveram queda de um ponto percentual, agora em 7,5% ao ano

Com o lançamento do Plano Safra, a expectativa é de que a queda dos juros movimente o mercado de máquinas agrícolas, o que fez com que muitos produtores adiassem o investimento na espera de taxas menores. Foi essa a decisão da produtora Rosimere Araújo Santos, que aguardou com ansiedade o anúncio feito nesta quarta.

"Desde o início do ano estamos na expectativa para poder pegar maquinário novo com esses juros menores, o que faz toda a diferença pra quem planta. No meu caso, vou atrás de um pulverizador e de uma plantadeira maior para começar a trabalhar para a safra em setembro. Estamos na esperança de que vai dar certo", disse Rosimere.

Neste novo Plano Safra, a linha de crédito para máquinas e implementos, o Moderfrota, vai ter recurso superior a R$ 9 bilhões. Os juros do financiamento tiveram queda de um ponto percentual, agora em 7,5% ao ano, já para o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária, o Inovagro, a taxa de juros caiu dois pontos percentuais, ficando em 6,5% ao ano, com volume de recursos acima do R$ 1 bilhão. O setor espera crescimento de 15% neste ano

 

Numa loja de máquinas de Itapetininga, no interior de São Paulo, o gerente Luiz Carlos Pereira diz que as vendas caíram 20% no período do último Plano Safra. Agora, ele acredita na retomada das vendas. "Sem dúvida, isto ajuda bastante. A diminuição de juros sempre é uma boa notícia, mas aliado a isto é preciso que tenha uma segurança maior e que os preços dos produtos aumentem um pouco. Nada absurdo, mas que pelo menos dê para pagar a conta e sobrar alguma coisa", comentou.

 

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!