Aprenda a fazer um irrigador solar com garrafas PET
O sistema desenvolvido pela Embrapa pretende auxiliar aqueles que querem realizar a irrigação por gotejamento de forma controlada, automática e econômica, Além de contribuir com o meio ambiente, já que utiliza materiais recicláveis, a tecnologia se mostrou eficiente e de baixo custo. O sistema desenvolvido pela Embrapa pretende auxiliar aqueles que querem realizar a irrigação por gotejamento de forma controlada, automática e econômica para plantas de jardins e de pequenas hortas.
Como funciona?
O sistema de irrigação por gotejamento é acionado e controlado pela luz solar. O equipamento consiste de um sistema formado por 4 recipientes conectados, sendo que um destes atua como gerador de pressão por captação da energia luminosa para ativar a irrigação.
Apenas um dos recipientes precisa ser reabastecido com água à medida do gasto com irrigação. Opcionalmente, pode ser usado em conjunto com dispositivos que permitem dosar a quantidade de água conforme a exigência da cultura.
Materiais
Para a montagem são utilizados materiais recicláveis, tais como garrafas, mangueiras plásticas, capas de fios elétricos, entre outros que geralmente são descartados, poluindo o meio ambiente
Veja aqui as instruções para montagem do irrigador solar.
Fonte: Canal rural