UNIAGRO
Aprenda a fazer um irrigador solar com garrafas PET

O sistema desenvolvido pela Embrapa pretende auxiliar aqueles que querem realizar a irrigação por gotejamento de forma controlada, automática e econômica, Além de contribuir com o meio ambiente, já que utiliza materiais recicláveis, a tecnologia se mostrou eficiente e de baixo custo. O sistema desenvolvido pela Embrapa pretende auxiliar aqueles que querem realizar a irrigação por gotejamento de forma controlada, automática e econômica para plantas de jardins e de pequenas hortas. 

Como funciona?

O sistema de irrigação por gotejamento é acionado e controlado pela luz solar. O equipamento consiste de um sistema formado por 4 recipientes conectados, sendo que um destes atua como gerador de pressão por captação da energia luminosa para ativar a irrigação.

Apenas um dos recipientes precisa ser reabastecido com água à medida do gasto com irrigação. Opcionalmente, pode ser usado em conjunto com dispositivos que permitem dosar a quantidade de água conforme a exigência da cultura.

Materiais

Para a montagem são utilizados materiais recicláveis, tais como garrafas, mangueiras plásticas, capas de fios elétricos, entre outros que geralmente são descartados, poluindo o meio ambiente

Veja aqui as instruções para montagem do irrigador solar.

    

Fonte: Canal rural