UNIAGRO

Conheça 5 estágios que bem desenvolvidos proporcionam o “sucesso” na pecuária de corte

Uma das atividades mais lucrativas do setor agropecuário brasileiro é sem dúvidas a criação de gado de corte.

A pecuária de corte pode ser desenvolvida em vários estágios:

#1- A escolha da raça ideal: o mercado de gado de corte envolve muitas raças e de acordo com a região de criação sempre existe as que se destacam mais, visando à qualidade da carne e o desenvolvimento em confinamento. 

#2- Instalações e ferramentas para a criação: é preciso analisar as possíveis modificações a serem aplicadas na fazenda para proporcionar aos animais condições adequadas para seu desenvolvimento e investir em instalações com o maior número de bebedouros e comedouros. Quer ficar por dentro do manejo ideal para o seu rebanho de corte? Você está no caminho certo, confira.

#3- Fase da engorda: a alimentação específica para ganho de peso, para que os animais produzam mais carne e de melhor qualidade. Esta alimentação pode ser indicada por um especialista na área, mas nada melhor do que conhecer mais sobre o assunto e poder opinar com segurança sobre a alimentação do seu rebanho. Então não deixe de conferir esta super dica para você aumentar o seu conhecimento e cuidar do seu rebanho de corte.

#4- A reprodução: a escolha dos melhores touros, vacas e novilhas, todos em ótimas condições e na melhor idade para a reprodução, buscando sempre o padrão dos animais produzidos.

#5- Melhoramento genético: as técnicas utilizadas como a transferência de embriões e a inseminação artificial devem ser uma preocupação constante do produtor e conta com mão de obra de profissionais capacitados no assunto.

Todos os fatores citados acima entre outros, quando bem aplicados, geram um retorno inestimável para os produtores.

O planejamento da produção é muito importante, a qualidade e a produtividade devem ser perseguidas constantemente, através da utilização de diversas tecnologias e do acompanhamento constante da produção, visando obter os melhores resultados.

O gerenciamento bem aplicado, aliado às boas técnicas produtivas, define o sucesso da sua produção. Não perca mais tempo!

Fonte: Revista Agropecuária