UNIAGRO
Tecnologia indica qual o melhor touro para sua fazenda

A novidade leva em consideração informações como a localização da propriedade, o mercado regional manejo para determinar o melhor perfil de animal

Saber identificar o melhor touro para cada tipo de produção é sempre um desafio para os pecuaristas. Nem sempre escolher os animais mais famosos significa necessariamente retorno imediato de produtividade e qualidade de produção.

Um programa de análise personalizada de touros promete auxiliar o pecuarista na hora de escolher um reprodutor para sua fazenda. A novidade lançada pela Alta Genetics leva em consideração informações como a localização da propriedade, o mercado regional, manejo, entre outras particularidades para determinar o melhor perfil de animal.

O ‘Plano Genético’, que já é usado na pecuária leiteira, é elaborado após um diagnóstico detalhado da propriedade, onde técnicos indicam os touros que melhor se encaixam nos planos do produtor, considerando produção, saúde animal e conformação.

 

O objetivo da tecnologia é maximizar o processo genético e garantir lucratividade nos rebanhos brasileiros. “A escolha do reprodutor deve estar alinhada com os objetivos do pecuarista. Com a quantidade de raças disponíveis, alta diversidade de biótipos dentro de cada raça e o surgimento de nichos de mercado, o programa vem justamente nesta direção, traçar a melhor estratégia para cada propriedade”, ressaltou o gerente de mercado da Alta, Tiago Carrara.

Fonte: Canal Rural