UNIAGRO
Um pouco sobre agricultura!!

UM POUCO SOBRE AGRICULTURA!!

Agricultura é um termo que remete para a arte de cultivar os campos, representando também o trabalho e técnicas usadas para a obtenção dos produtos agrícolas.

Dado que o desenvolvimento das plantas se encontra intimamente relacionado com as características do solo (estrutura, textura, conteúdo em substâncias minerais, húmus e microorganismos), o nível do lençol freático e o clima (temperatura, precipitação, vento), os rendimentos máximos são obtidos ao cultivar as plantas que se adaptam melhor às condições de um determinado lugar.

As condições climáticas só podem ser melhoradas em circunstâncias especiais, por exemplo, mediante rega artificial ou proteção contra agentes adversos. No entanto, as características do solo podem ser melhoradas de forma profícua, através da utilização de adubos, corretores de pH ou recorrendo à drenagem de solos muito úmidos.

Agronomia:

A agronomia é a ciência que analisa as propriedades dos solos e plantas para aperfeiçoar técnicas usadas na agricultura. Tendo em conta o aumento da densidade populacional, são cada vez mais importantes as medidas para aumentar os rendimentos através do controle das condições climáticas e do solo. Foram muito importantes a prática do cultivo em estufas e o desenvolvimento de métodos que impedem que animais destruam as plantações.

A utilização agrícola do solo teve início no período Neolítico (Pré-Historia). Nos diferentes graus de evolução que se sucederam até o desenvolvimento atual, teve essencial importância o uso da enxada e do arado, dos animais de tiro (carga), a obtenção de adubos artificiais e a introdução de máquinas agrícolas.

''Durante vários milênios a agricultura foi a principal atividade econômica mundial.''

Agricultor:

Um agricultor é uma pessoa que se dedica à agricultura, seja ele proprietário, arrendatário ou administrador de uma exploração agrícola, sem que para isso seja necessário ter estudos específicos, já que os estudos de agricultura não são uma condição prévia para exercer esta profissão.

Agricultura familiar:

Não é fácil conceitualizar a agricultura familiar, porque como conceito foi alterando com o passar do tempo. Agricultura familiar é vista como o cultivo da terra por parte de uma família, onde os agricultores são gestores e trabalhadores das suas próprias terras.

No entanto, agricultura familiar pode não representar uma pequena produção, pequeno agricultor ou agricultura de subsistência. Muitos desses termos implicam que o agricultor vive em uma situação precária, o que pode não corresponder à verdade.

Agricultura familiar se diferencia de agricultura de subsistência porque nesta última a totalidade dos produtos são usados para a sobrevivência do agricultor e sua família. Ao contrário da agricultura comercial, na agricultura de subsistência os produtos não são vendidos.

Agricultura orgânica:

Também conhecida como agricultura biológica, a agricultura orgânica remete para a produção sem a utilização de agrotóxicos, com o objetivo de obter produtos mais saudáveis, naturais e com maior durabilidade. Em muitos casos, a agricultura está intimamente relacionada com a agricultura sustentável.

Agricultura no Brasil:

Considerado por muitas pessoas como o celeiro do mundo, o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, sendo que os principais produtos são cana-de-açúcar, café, soja e milho. A agricultura é uma das principais bases da economia do Brasil.