Os Traders de soja e açúcar lutam por espaço no maior porto da América Latina (Santos), correndo para garantir espaços de carregamento à medida que a safra de soja brasileira é mais lenta em 10 anos empurra a janela de exportação de grãos para dentro da janela do açúcar. “O congestionamento atingiu o porto brasileiro de Santos, assim como os consumidores mundiais têm se voltado para o principal exportador brasileiro para o abastecimento de açúcar e soja. O volume de embarques esperando para sair está aumentando os custos de transporte e provavelmente atrasará as chegadas nos destinos”, comenta.
Os preços do açúcar atingiram uma alta de quatro anos no final do mês passado, impulsionados pelo aperto na oferta. “Os preços da soja, já próximos das máximas de sete anos, podem subir ainda mais em um momento em que o Brasil é efetivamente o principal fornecedor mundia” completa. "É uma tempestade perfeita, uma combinação de fatores que estão levando a soja e açúcar a competir pela logística", disse Tiago Medeiros, diretor executivo do Grupo Czarnikow, Trader de alimentos e prestador de serviços da cadeia de suprimentos. “O Brasil costuma iniciar as exportações de soja em janeiro, com volumes aumentando nos últimos meses. Nesta temporada, o plantio foi adiado, assim como a colheita, empurrando essa janela mais para diante. Os embarques da nova safra de açúcar geralmente começam por volta de abril, mas as empresas ainda estão enviando estoques da safra de 2020. O Ministério da Agricultura do Brasil registrou estoques de açúcar em 7,3 milhões de toneladas em meados de fevereiro, a maior dos últimos três anos”, conclui.
FONTE: TF Agroeconômica.