UNIAGRO
China desenvolve arroz com feixes de íons
Notícia
Publicado em 21/12/2020

Cientistas da Academia Chinesa de Ciências realizam melhoramento genético do arroz com mutagênese usando tecnologia de feixe de íons. Na China, mais de 100 novas variedades, como arroz, trigo e milho, foram obtidas por meio dessa técnica. A variedade Zhongkejing No. 5, onde "Zhongke" significa Academia Chinesa de Ciências na língua chinesa, foi feita sob medida para as vantajosas áreas de produção de arroz glutinoso na província de Anhui. Caracterizado pela maturidade precoce, forte resistência e alta eficiência na utilização de fertilizantes nitrogenados, passou no teste de avaliação regional na província de Anhui e recebeu apoio do governo local.

"Há décadas nos concentramos na bioengenharia de feixe de íons. Isso ajudará a aliviar a escassez de boas variedades de arroz glutinoso", disse o Dr. LIU Binmei, desenvolvedor da variedade de arroz. A equipe aplicou matagênese de íons no melhoramento genético para promovero desenvolvimento do melhoramento molecular.

Com alta eficiência de direcionamento e um amplo espectro de mutações, esta tecnologia mostrou vantagens óbvias na criação de recursos de germoplasma. Na China, mais de 100 novas variedades, como arroz, trigo e milho, foram aprimoradas com a ajuda de feixes de íons até 2020, trazendo contribuições importantes para o avanço da ciência e tecnologia agrícolas.

Fonte: Agrolink.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!