No dia 2 de dezembro, as atividades do 17º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha serão abertas com o painel Cultivo de serviços para produzir mais e com eficiência, que terá como uma das atrações o produtor Luiz Pradella, case de sucesso com história no Sistema Plantio Direto na região do Oeste Baiano. É sobre essa experiência, destacando também como o Controle de Tráfico em Fazenda (CTF) associado ao plantio direto faz a diferença, que Pradella vai falar.
De acordo com o agricultor, apesar de terem algum conhecimento sobre o assunto, poucos produtores conhecem e até se valem dos benefícios do Controle de Tráfico em Fazenda. “Funcionado conjuntamente, o CTF agrega ao Sistema Plantio Direto. Na maioria das vezes, o produtor se preocupa em descompactar o solo comprando equipamentos caríssimos e que possuem um consumo de combustível muito elevado.
Na minha apresentação vou falar sobre a minha experiência com relação a esse assunto e como o CTF atua de forma preventiva na compactação do solo. Pretendo mostrar também como as operações de campo podem ser organizadas ou reestruturadas de modo a tornar mais fácil de evitar essa compactação. Para isso, vou detalhar o case da Fazenda Pradella, com as iniciativas dentro deste conceito”, comenta.
Fonte: Febrapdp.