UNIAGRO
ARROZ: Queda na exportação brasileira
07/10/2020 08:51 em Notícia

Como já era esperado pelos agentes de mercado, a forte alta das cotações internas do arroz desde o início do mês de Agosto provocou uma baixa acentuada das exportações brasileiras do grão em Setembro passado. A forte alta dos preços internos do arroz em casca provocou ma perda de competitividade das cotações do cereal brasileiro, quando convertidas em dólares, destaca análise feita pela Cogo – Inteligência em Agronegócio.

Como já era esperado pelos agentes de mercado, a forte alta das cotações internas do arroz desde o início do mês de Agosto provocou uma baixa acentuada das exportações brasileiras do grão em Setembro passado. A forte alta dos preços internos do arroz em casca provocou ma perda de competitividade das cotações do cereal brasileiro, quando convertidas em dólares, destaca análise feita pela

Em Setembro de 2020, o sétimo mês do ano-safra 2019/2020, as exportações brasileiras de arroz recuaram para 78.154 toneladas base casca, 22% abaixo do volume embarcado no mesmo mês do ano anterior e 63% inferiores aos embarques do registrados em Agosto deste ano.

Após quatro meses consecutivos de fortes exportações (Maio a Agosto), período em que foram embarcadas 1,081 milhão de toneladas de arroz base casca pelo Brasil, a forte alta dos preços internos esfriou as vendas externas. A pandemia da Covid-19 elevou a demanda interna de arroz e, também, as cotações internacionais do produto beneficiado. Com a alta de 39% do dólar ante o Real, entre Janeiro  e Setembro de 2020, o preço do arroz em casca iniciou uma forte escalada entre os meses de Julho e Agosto. Entre o início de Agosto  e a última semana de Setembro, a alta se acelerou e o preço médio do arroz em casca pago ao produtor do Rio Grande do Sul registrou subiu 62,4%.

 

Fonte: Canal Rural.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!