UNIAGRO
MT vai entregar 15 mil doses de sêmen para melhoramento genético
26/08/2020 11:49 em Notícia

Com o objetivo de estimular a substituição gradativa de animais, em sua maioria de baixo potencial genético e pouca produtividade, por matrizes de alta performance, foi criado o Programa MT produtividade Leite, desenvolvido pela secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF). Na primeira etapa, foram distribuídas 7,5 mil doses de sêmen bovino com a meta de promover eo melhoramento genético do rebanho leiteiro.

A inseminação artificial é uma das tecnologias definidas pelo Governo de Mato Grosso para mudar os rumos da produção de leite e, no programa, foram investidos pela secretaria R$ 736.340 na aquisição de 15 mil doses de sêmen, entre sexado e convencional, das raças gir leiteiro, jersey, girolando ¾, girolando e holandês.

Na primeira etapa, foram contemplados 22 municípios, sendo eles, Novo Horizonte do Norte, Nova Mutum, Alta Floresta, Itanhangá, Nova Monte Verde, Canarana, Aripuanã, Porto Estrela, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Novo São Joaquim, Vila Bela da Santíssima Trindade, Alto Araguaia, Vera, Carlinda, Juína, Brasnorte, Canabrava do Norte e Sinop.

Para participar da 2ª etapa do programa de distribuição de sêmen, prevista para 2021, as prefeituras interessadas terão que encaminhar à secretaria o projeto o projeto técnico de melhoramento genético com a relação dos produtores da agricultura familiar a  serem beneficiados além de comprovar a capacidade técnica para a execução do projeto.

Outro projeto que também visa promover a produção leiteira em Mato Grosso é o projeto de melhoramento genético por meio da transferência de embriões para as matrizes receptoras. Para as transferências, serão utilizados embriões para as matrizes receptoras. Para as transferências, serão utilizados embriões produzidos com sêmen sexado de fêmea, da raça girolando meio sangue (CCG ½ - Cruzamento com Controle de Genealogia). As matrizes são selecionadas entre o plantel do próprio produtor.

O melhoramento genético permite controlar especificidades das características produtivas produtivas de animais, como a estimativa da produção média, a longevidade das vacas, o incremento no teor de sólidos no leite, a redução na incidência de doenças, entre outros benefícios.

O programa tem acompanhamento técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e além de oferecer tecnologias para melhorando genético, também  oferece serviços e produtos que têm o objetivo de otimizar o trabalho já desenvolvido dentro das propriedades, como a oferta continuidade assistência técnica, a distribuição de 200 resfriadores de 1000 litros, a contratação de 30 mil toneladas de calcário para correção  da pastagens e a implantação das Unidades de Referência Tecnológica (UTRs) que terão papel de vitrine para a demonstração das boas práticas nas propriedades.

Fonte: Canal Rural.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!