UNIAGRO
Exemplo de produção sustentável no RS
04/08/2020 08:50 em Notícia

No interior do Rio Grande do Sul, uma fazenda faz destaque ao colecionar selos de qualidade na produção do arroz. Eles apostam na rotação de cultura, sustentabilidade e incentivo aos seus colaboradores.

A Estância Três Figueiras, composta por seus 6,5 mil hectares, todos dedicados a produção do arroz, soja e milho, além de pecuária. A fazenda fica entre os municípios de Maçambará e Itaqui do Oeste no Rio Grande, a justificativa da mudança se da as metas estabelecidas pelos proprietários em 2006, como comenta o dono Ramiro Toledo.

"Ser auto sustentável economicamente, ou seja não buscar capital de fora em nenhum momento, adotar administração profissional terceirizada, uso de indicadores econômicos ambientais de pessoas e de produção e não ter grandes de endividamentos", comenta Toledo.

O resultado superou as expectativas a ponto de 2012 ser possível avançar a um novo planejamento estratégico, o grupo assim decide pela intensificação de alguns setores como a lavoura, pecuária e floresta, o uso de rotação de cultura com plantio direto e adubação verde, além de estimulo a seus respectivos apoiadores.

"A gente faz remuneração diferenciada, com o pagamento de gratificações via indicadores atingido. A gente oferece a nossos funcionários um refeitório com alimentação extremamente balanceada com acompanhamento de nutricionista, todos os funcionários tem dormitórios com ar-condicionado, temos uma sala com televisão com todos os canais possíveis", afirma o dono justificando o bom desempenho.

No ano de 2009 a produção a produção de arroz irrigado com taipas foi superior a 10 mil quilos por hectare (10.188 kg /ha), o arroz irrigado por pivô central alcançou quase os 10 mil quilos (9.901 kg/ha).

Esses índices de produção da Fazenda Três Figueiras não podem e nem devem ser comparados aos recordes nacionais. Essa diferença de produtividade, na verdade, é compensada com outros dois pontos importantíssimos no cenário mundial atual: a economia e a imagem de sustentabilidade, hoje uma exigência do mercado.

Fonte: Canal Rural.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!