UNIAGRO
LIVE SOJA BRASIL: Dicas de manejo pré-plantio
29/07/2020 16:45 em Evento

Dando sequência as Lives do Soja Brasil que acontecem todas as quintas-feiras, o tema desta semana são realmente úteis neste momento pré-plantio da soja. A ideia é conversar sobre o manejo da fertilidade do solo, equilíbrio nutricional para o aumento da produtividade com sustentabilidade e a importância dos bioinsumos para os sistemas de produção com soja. Para isso contaremos com a participação da Embrapa, do Ministério da Agricultura e, claro, de um produtor rural engajado com o assunto.

As lives estão marcadas para todas as quintas-feiras, a partir das 20h e terão transmissão AO VIVO pelo Facebook, Instagram, Youtube e site do Canal Rural. E você participar enviando suas perguntas nos comentários da transmissão do Facebook ou do Instagram, no dia do evento!

Os convidados desta semana são bastante especializados nos assuntos que serão abordados nesta quinta e devem tirar muitas dúvidas ao vivo. Para começar teremos a participação do pesquisador da Embrapa Soja, Cesar de Castro, que abordará o tema nutrição equilibrada de plantas, mostrando ao produtor os cuidados em adotar uma boa fertilização de base, buscando o equilíbrio do solo, a correção de acidez, dos teores de cálcio, magnésio e enxofre, que muitas vezes são negligenciados.

"Um desses nutrientes, que muitos produtores acabam deixando de observar, é o magnésio. A deficiência deste item muitas vezes só é visível nas folhas da parte debaixo da planta. E de longe não é possível detectar, é preciso ir monitorar, não é um grande problema, mas na soma dos fatores afeta a produtividade", comenta Castro.

Segundo ele, um problema de magnitude maior para o Brasil é o potássio, no qual o Brasil pouco produz e as lavouras sempre requerem mais. "Há também aqueles que nem analisam o solo direito e saem jogando o famoso NPK. Lembrando que não é só a falta de nutrientes que pode afetar um lavoura, mas o excesso também. Por isso é tão importante a chegada dos bioinsumos", comenta.

Na questão dos bioinsumos o Brasil parece caminhar a passos largos para transformar a inovação e salto de patamar. Ainda mais após lançar o Programa  Nacional de Bioinsumos, no qual o Ministério da Agricultura promete cobrir  todas as pontas da cadeia de produtos biológicos, desde a normatização para registro, pesquisa e incentivo à produção por empresas grandes e pequenas e até pelos próprios produtores.

Para comentar um pouco sobre o que mudará esse programa, a live contará com o diretor do Departamento de Apoio à Inovação do Ministério da Agricultura, Cleber Soares. "O Brasil tem uma oportunidade ímpar de construir uma nova agricultura para o futuro, que é a agricultura de base biológica", afirma.

O dirigente do Ministério da Agricultura ainda informou que a ideia é que a Embrapa mantenha um grande banco de bioinsumos, em parceria com outras instituições de pesquisa, para que produtores de todo o país possam acesso a esse material.

"Isso é bom para todos, bom para o pequeno produtor, bom par o médio produtor, bom para o grande produtor. É bom para todas as companhias, sejam as startups, as multinacionais. Não tenha dúvida que isso vai ser benéfico para o produtor, assim como vai ser benéfico para o consumidor", conclui Soares.

E, se existe um produtor engajado não só com os cuidados, com o manejo do solo e plantas, assim como com a ideia de fazer dos bioinsumos a base para uma agricultura sustentável, esse é o Rogério Vian,  produtor rural de Mineiros (GO).

"Os bioinsumos são uma revolução para a agricultura. Se engana quem pensa que eles elevam os custos e trazem dificuldades para o manejo. Na verdade eles simplificam tudo. Aqui na minha fazenda não estamos preocupados com dólar alto, nem com porto, ou transporte de adubo. Nossos insumos são todo regionais e estamos mais preocupados em usar o que temos na região do que ficar gastando dinheiro a toa", afirma Vian.

Fontes: Canal Rural.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!