Os cafeicultores já estão avaliando as novas condições do Funcafé, na ultima semana o fundo teve redução nas taxas de juros, segundo levantamento do conselho nacional de café o recurso já está disponível em 8 bancos.
A resolução com as novas taxas de juros para o Funcafé foi publicada pelo Banco Central para produtores cooperativos a taxa passou de 7% para 6%, para os demais o juros teve queda de 9,5% para 7,5% ao ano. Segundo o CNC até a última sexta-feira o governo já havia repassado um R$ 1,495 bilhão do Funcafé para 8 bancos.
No entanto, o produtor de MG, Fernando Barbosa comenta que alguns bancos e cooperativas ainda não tiveram acesso aos repasses do fundo, "uma boa parte das cooperativas e os bancos do governo, não tem essa disponibilidade desse recurso do 'Funcafé' e também algumas agencias de bancos agropecuários já tem esse recurso parcialmente liberado só depois do dia 01 de julho. Conheço muitos produtores que vão ficar a mercê em questão desse recurso chegar um pouco tarde", comenta Barbosa.
Fundos: Revista Cafeicultura.