A Embrapa Uva e Vinho estimam uma queda de 15% na safra do Rio Grande do Sul (RS), isso se dá pela queda da chuva, afetando a floração e estiagem durante a maturação da fruta.
Mesmo com a queda da produção a Embrapa acredita que a qualidade aumente e aposta que essa ainda pode ser uma das melhores safras dos últimos 20 anos.
O pesquisador Mauro Zanus comenta o assunto, "sempre que nós temos uma estiagem que compromete a lavora dos grãos nós temos uma associação positiva com a qualidade das uvas pra vinho e fazia muito tempo que nós não víamos no verão uma estiagem dessa dimensão, que beneficiou tanto a qualidade da maturação, embora tenha prejudicado a quantidade da safra".
Zanus ainda comenta sobre a evolução dos atributos do fruto: "as pesquisas que a Embrapa tem realizado em diferentes áreas de produção no Brasil já apontam que nós temos uma qualidade de diversos segmentos seja de vinhos, espumantes etc, que apresentam uma qualidade internacional, a quantia de premiações em concursos internacionais é uma prova disso".
Fonte: Canal rural.