UNIAGRO
Retomada de atividade crioulistas no RS
08/06/2020 08:28 em Notícia

A partir de um rígido protocolo sanitário e de distanciamento social, a Credenciadora de Inéditos do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região concluiu seu primeiro dia de programação nesta Sexta-feira, 5 de junho.

Ao  todo 23 animais passaram  pelo crivo dos jurados , tanto na etapa de análise morfológica quando no início das funcionais ( com Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas), apontando os conjuntos que já vão se destacando e alternando presença nas primeiras colocações.

Ao final das provas de hoje, dentro da categoria Fêmeas, o topo da planilha foi ocupado por Capanegra Una Novia. A égua, exposta pela Estância Tamareira e Cabanha Santa Larissa, vem conduzida pelo ginete Cezar Augusto Schell Freire, com 18,622 de média parcial. Já na categoria Machos, somando 18,772 de nota até o momento, Zêzere do Canguçu termina como líder na parcial das funcionais. O cavalo é propriedade da Cabanha OJ, de Erechim/RS , e compete sob a condução do ginete Fagner Crescendio Espíndola.

Na avaliação do trio formado por Claúdio Neto de Azevedo, Eduardo Móglia Suñe e Felipe Caccia Maciel, Invernada do Morro Chato arrancou na seletiva com 7,450 de nota na apresentação a cabresto. A rosilha colorada é exposta pela Cabanha Zamorra, de Lages/SC. Já amuleto da Velho Cincerro alcançou 7,767 de pontuação. O cavalo zaino veio à pista exposto pela Cabanha Velho Cincerro, de Pomerode/SC.

A prorrogação seguiu até domingo ,7, retomou no sábado as 8h com a etapa da mangueira I. A supervisão técnica da prova está a cargo de Carlos Marques Gonçalves Neto, Supervisor credenciado à ABCCC.

O retorno de algumas atividades de seleção da raça Crioula só foi possível graças a um intenso trabalho da ABCCC e da preocupação em formular um protocolo sanitário e de distanciamento social que garantisse seguidas desde o início da programação. Incluindo uma rotina de controle  prévio de entrada (limitando   somente àqueles diretamente envolvidos na seletiva), medição de temperatura diariamente, uso obrigatório de máscara, distanciamento entre pessoas e espaços, atenção redobrada quanto à higienização e uma equipe de orientadores disponíveis para garantir o bom andamento das atividades e o cumprimento das normas.

Fonte: Canal Rural.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!