UNIAGRO
PIB do agro é único a crescer no primeiro trimestre de 2020
01/06/2020 07:57 em Notícia

Devido a pandemia do novo coronavírus, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período a queda era de 0,3%, os dados são de origem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto em meio a esse grave cenário de queda no país um setor conseguiu se manter estável e até apresentou crescimento, a agropecuária, que apresentou alta de 0,6% de janeiro a março do ano que segue. Segundo O aumento se deve a safra da soja que tem perspectiva de atingir um novo recorde.

Em nota informativa sobre o desempenho do PIB no primeiro trimestre a Secretária de política econômica do Ministério da economia avalia que o resultado de novas atividades econômicas tende a ser pior que o primeiro trimestre, isso porque o efeito da quarentena de paralisação do setor comercial foi ainda mais intenso.

O professor de economia Celso Grisi (USP)  avalia a produção da agropecuária no desempenho do PIB, "o PIB agropecuária realmente apresentou um crescimento significativo nesse primeiro trimestre, esse 0,6% se contrapõe nitidamente com o recuo dos serviços de 1,6% e a queda do PIB industrial de 1,4%, o IBGE tem atribuído esse resultado a safra muito boa do primeiro trimestre, atribuído a alguns produtos como o arroz e a soja, negativamente contribuíram o milho e o fumo".      

Fonte: Canal Rural.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!