UNIAGRO
Diferenças entre o frango orgânico, verde e caipira
25/05/2020 15:57 em Notícia

É comum haver comum tendências alimentícias. Há tendências sobre a busca  de origem das comidas e novas alternativas surgem para atender às exigências do mercado. O consumidor quer conhecer o alimento que põe à mesa e saber a procedência das proteínas que come, quanto mais natural, melhor.

Para o frango ser considerado orgânico, o produtor precisa se adequar às rígidas normas de manejo. Dinar Mariani, de nova Veneza (SC), passou parte de sua vida se dedicando à produção de frango convencional. A proposta de trabalhar com frango orgânico foi abraçada por ela e, posteriormente, pelo marido também e adaptações foram feitas na estruturada dos aviários.

"Os animais precisam ficar soltos, e temos uma área de terra cercada nas laterais da granja em que eles podem circular. A maior alteração, incluir portas para eles saírem do galpão. É uma atividade muito boa. Estamos contentes", disse Mariani.

Na mesma região, o extensionista Valmir Alves Silva visitou um galpão de 1200 metros quadrados com 11.990 aves. Ele explicou que o manejo começa no alojamento dos pintinhos com um dia de vida. "No aviário, temperatura e umidade são controladas por termômetro. O ambiente deve ser pré-aquecido para que as aves manifestem seu comportamento natural. A alimentação do frango orgânico é constituída por matéria prima cem por cento orgânica fornecida por uma fabrica exclusiva por uma fabrica exclusiva", ressaltou.

Ao longo do ciclo de produção, o espaço no galpão do ciclo de produção, o espaço no galpão vai sendo liberado de forma gradativa. "Os animais saem de um local chamado pinteira e devem chegar ao fundo do galpão até os quinze dias de vida. O cercado lateral, ou portinhol, é aberto para a área externa, ou área de pastoreio, onde a aves ficam expostas ao ambiente natural para ciscar e consumir capim", finalizou.

Em Amparo (SP), um aviário cria o chamado "frango verde". Como lembrou o médico veterinário Pedro Henrique Mota, frango não é tudo igual. "Assim como o frango veterinário Pedro Henrique Mota, frango não é tudo igual.

"Assim como o  frango orgânico, o verde também recebe ração vegetal exclusiva à base de milho ou soja. A farinha de ossos, por exemplo, não é aceita em nenhum dos dois casos. Mas, além de vegetal, a ração do frango orgânico deve ser orgânica. Na matéria-prima não podem ter sido utilizados adubo, fertilizante ou transgênicos", afirmou.

Em relação ao manejo, a densidade, ou seja, a quantidade de frangos por metro quadrado nos aviários é reduzida. Objetos como fardos de palha e pedaços, de madeira ajudam a simular poleiros, e cordas de sisal são amarradas nos comedouros para enriquecimento ambiental, aproximando o comportamento do natural.

De acordo com Pedro, o frango verde tem uma pesagem menor e é abatido mas tardiamente, por volta dos 42 dias de vida. Antes do abate, é feita uma colega de amostragem do lote para certificação de que o animal não foi medicado com nenhum princípio ativo. "Os frangos verdes são abatidos no primeiro turno, antes do frango convencional, para não haver risco de contaminação cruzada. Os integrados gostam muito de criar frango verde e alguns estão até obtendo conversão alimentar melhor que o frango convencional" finaliza Pedro.

Fontes: CANAL RURAL.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!