UNIAGRO
Recorde de produção cafeeira no MT
21/05/2020 09:43 em Notícia

 

Em 2 municípios do Mato Grosso houve uma surpresa aos produtores de café, devido aos grandes frutos da produção dessa safra de 2020. Segundo informações da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Mato Grosso, a produtividade bateu recorde nos municípios de Colniza e Nova Santa Helena.

O superintendente de agricultura Familiar do Estado do Mato Grosso, George Lima, afirma que os números alcançados por um dos produtores de Conilza/MT ultrapassou a média esperada pelo programa de Agricultura Familiar (Programa Mato Grosso Produtivo Café) - que era de cerca de 70 sacas hectares e também da média levantada por instituições como a Conab, que já foi de 14,41 sacas por hectare - com base na produção da safra passada. Lima afirma: "O produtor atingiu a produtividade de 114,28 por hectare e ficou muito acima do que era esperado para região.

 Os dados divulgados usam tecnologia de produção de analise do solo, assim foi possível números tão fidedignos, correção e adubação de plantio, adução de cobertura,podas, irrigação, monitoramento e controle de pragas e doenças com o objetivos de obter boa produtividade e altos rendimentos econômicos. Os dados mostram ainda que na safra anterior o mesmo produtor produziu em média 20 sacas de 60 quilos por hectare.

A colheita da nova safra já está avançada em todo o estado. Segundo George, de toda a produção 50% é colhido em maio, uma parte entre abril e junho e as variedades mais tardias, que é em torno de 5%, são colhidas apenas em julho. O estado começa avançar na expansão de cultivos de café e lavouras de outras cidades também já começam a apresentar bons resultados.

Em nova Santa Helena o ano de 2020 também está sendo marcado pela boa produção e bons resultados do programa de incentivo à cafeicultura. Em parceria, os agricultores plantaram numa área de dois hectare. "Esse crescimento que a gente está tendo na cafeicultura do Mato Grosso, se deve à introdução do café clonal que iniciou de forma mais firme a partir de 2016 e também um programa que temos de capacitação de técnicos da cadeia do café", comenta Lima.

 

FONTE: Notícias Agrícolas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!