Houve publicação da relação dos produtos rurais do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito ao desconto em maio nas operações de crédito nas instituições financeiras nesta ultima sexta-feira, 8, pelo diário oficial da União (DOU).
A lista com os produtos e estados contemplados dura de 10 de maio até 9 de junho deste ano que segue, de acordo com a portaria nº 17, da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura.
Pelo PGPAF, o banco que operou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) desconta o valor sobre o financiamento a ser pago pelo agricultor dos produtos que constam na lista. Com isso, o agricultor tem assegurado, no mínimo, o custo de produção.
Naqueles produtos que registraram queda, haverá descontos no período de amortização ou liquidação do crédito. O desconto se baseia na diferença entre o preço de mercado e o da garantia, se baseando no custo variável de produção.
Os produtos aos quais haverá bônus, seriam: abacaxi, açaí, cana de açúcar, castanha de caju, castanha do Brasil com casca, feijão caupi, manga, mel de abelha, maracujá, pimenta do reino e raiz de mandioca.
Agora os estados integrantes da lista desse mês serão: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Piauí, Pará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.
Aos agricultores sem um produto central, na qual é sua fonte de renda para pagar o financiamento, existe o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.
FONTES: Canal Rural.