UNIAGRO
Possível Geada em áreas produtoras
Notícia
Publicado em 07/05/2020

 

Nesta quinta-feira, 7, boa parte do país acorda mais frio, é estimado que seja a menor temperatura já registrada desde o inicio do ano.

SUDESTE

Com o avanço da frente fria, mesmo que pela zona costeira já é o necessário para canalizar a umidade de toda Amazônia, causando possíveis chuvas constantes e imprevistas com grande queda na temperatura em regiões como a São Paulo, Baixada Santista, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, a metade sul do Espírito Santo e o centro sul de minas Gerais. Os maiores acumuladores de chuva devem ser registrados no litoral de São Paulo, o Rio de Janeiro e não se pode descartar mesmo a Zona da Mata mineira.

NORDESTE

Uma grande comoção climática se da na região centro-sul da Bahia pela chegada de chuvas, devido a vinda de uma frente-fria, não há uma grande expectativa de volume, a chuva deve ser passageira, no entanto ao sul baiano, existe o risco de ventos fortes com rajadas de até 70Km/h.

CENTRO-OESTE

O tempo instável fraqueja nas regiões mais ao centro e em seu lugar, surge um tempo frio e bastante seco. Com a volta do tempo firme por todo Mato Grosso Sul, pelo sul de Goiás e sul do Mato Grosso o esperado era uma temperatura mais amena, no entanto os ventos fortes voltam a soprar no quadrante sul, com tamanha queda de temperatura não se afasta a possibilidade de recorde de temperatura mínima no ano. Também é esperado chuvas no norte do Mato Grosso, no centro e norte goiano e Distrito Federal,no entanto, apenas pancadas rápidas, isoladas sem grandes acúmulos.

NORTE

O clima é mais tranquila na região Norte, sua constante de chuvas segue por quase toda região, existe ainda possibilidade de temperaturas mais expressiva no norte do Pará e estado do Amapá devido a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Boa parte do Amazonas e Roraima tem grande base de instabilidade por altos níveis da atmosfera, mas grande celeridade na atuação das perturbações. Por um Lado a queda considerável de temperatura nos estados do acre e Rondônia são preocupantes enquanto que em quase todo o Tocantins não se tem expectativas de chuva.

SUL

Por fim na região sul, a expectativa é de tempo firme por toda a região, com o fim do frio seguido de chuva, agora, é a chegada de um frio seco e ainda mais intenso, com céu claro e aberto,com pouca presença de nebulosas trazendo um clima suave, mas nessa manha é esperado até mesmo uma rasa geada em três pontos do estado, desde o oeste gaúcho até o centro do Paraná,com geadas em zonas isoladas mas com risco de atingir zonas de produção. Com chuvas apenas no litoral, mas desde o sul gaúcho até o Paraná por conta de alta umidade dos ventos que sopram do mar contra a costa, com rápidas precipitações, isoladas e sem muito acumulo.

Fonte: Canal Rural.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!