As áreas de instabilidade que estavam previstas para região do Matopiba avançaram e a semana começa com a previsão de volumes expressivos para toda a região nos próximos dias. " Já choveu durante a madrugada e ainda há expectativa de temporais ao longo desta segunda. Também é alto o risco de chuva forte no decorrer do dia, e o tempo fica bastante instável no norte do Maranhão. A situação é de alerta inclusive nas capitais Salvador e São Luís", afirma a Climatempo.
De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas deve chover em todo o estado do Maranhão, de maneira volumosa e com precipitação entre 20 e 30 milímetros em todo o estado. No Piauí, os volumes podem ser ainda mais expressivo no oeste do estado, com até 50 milímetros de precipitação. "A semana toda vai seguir com a umidade elevada na região, mas a chuva mais volumosa e frequente acontece agora nos primeiros dias, depois a chuva vai ficando mais isolada", destaca a Climatempo.
Também voltará a chover no oeste da Bahia, com volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação. A parte leste do estado, assim como a região central deve ter chuvas com acumulados entre 50 e 60 milímetros de precipitação. Já no Tocantins os volumes para esta segunda-feira (13) são mais baixos, em comparação com os demais estado. Chove em todo estado, mas com acumulados de até 20 mm. Os volumes tendem a serem mais expressivos a partir de 36 horas no estado.
Fonte Noticias agrícolas