UNIAGRO
Garanta um canavial limpo, livre de plantas daninhas
11/12/2019 09:19 em Notícia

Utilizar o herbicida adequado no momento certo é fundamental para sucesso da safra

Um dos principais desafios para quem planta cana-de-açúcar é controlar as plantas daninhas que competem com a cultura na busca por água e nutrientes. A cana, que também é uma gramínea, sofre com a competição de daninhas agressivas como braquiária, capim-colchão e capim-colonião, entre outras gramíneas e folhas largas que reduzem drasticamente a produtividade do canavial.

Outro problema é que algumas dessas plantas daninhas, como o capim-colchão por exemplo, já desenvolveram tolerância a algumas moléculas e o controle se torna bem mais complicado dependendo do produto utilizado.

“É preciso usar um herbicida eficiente e flexível, que possa ser utilizado tanto na fase do plantio, como na cana soca e que seja seletivo pra cana e seguro para as culturas vizinhas, afirma o engenheiro agrônomo Welder Fuzita, coordenador de marketing da Syngenta.

De acordo com ele, o Dual Gold atende a todas as necessidades do produtor e deve ser aplicado no período úmido e semiúmido, isto é, de outubro a abril, no plantio ou na cana soca”.

Aplicações

Podemos utilizar Dual Gold no pré-plantio ou plantio. Outro período favorável à aplicação é no “quebra-lombo”, que pode variar entre 30 e 90 dias após o plantio, quando é preciso deixar o terreno mais nivelado. E o outro momento favorável são nas aplicações pré-emergentes das canas socas do período úmido no início e fim de safra.

Seletividade

Outro benefício do herbicida é sua alta seletividade, tanto para a cana como para as culturas vizinhas. “Mesmo que haja uma área próxima a plantações de citros, milho, soja…, a aplicação pode ser feita com total segurança”, garante Fuzita.

Boa parte dos herbicidas hoje disponíveis no mercado não garante essa segurança. A volatilização de várias moléculas disponíveis no mercado torna a aplicação um grande risco a culturas vizinhas e em muitos casos pode dar uma acentuada fitotoxicidade, causando grandes perdas de produtividade ao canavial.

Por isso se faz necessária a escolha de um produto confiável, com amplo espectro de controle e que seja consequentemente seguro com as culturas vizinhas e a própria cultura. Ao mesmo tempo, ele deve ser eficaz no controle das plantas daninhas. Essa é a combinação ideal a ser perseguida pelos produtores de cana.

“Um herbicida seletivo que evite infestação de plantas daninhas e não trave o crescimento da cultura. Utilizado com orientação adequada e no momento correto, vai entregar um canavial muito mais rentável ao produtor”, recomenda Welder Fuzita.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!