UNIAGRO
Garoas na terça e temporais na quarta, confira a previsão do tempo
11/12/2019 09:17 em Notícia

Produtores de soja das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão chuvas nos próximos dois dias. Elas não serão generalizadas e os volumes variam conforme o município

As áreas de soja do país devem ter dois dias com chuvas, pelo menos no Centro-Oeste, parte do Sul e do Sudeste. O maiores acumulados devem ficar restritos a Mato Grosso do Sul, na quarta-feira, com mais de 30 mm previstos. Nas áreas do Matopiba, nada de precipitações para a Bahia e boa parte do Piauí, somente o Maranhão deve ter algumas garoas. Confira a previsão do tempo completa para cada estado!

Sul

O dia deve ser marcado por tempo seco em praticamente todas as lavouras de soja da região. Algumas garoas podem ser registradas apenas no extremo noroeste do Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul, próximo a Icaraíma (PR). Mas no geral, tempo seco e quente.

Na quarta-feira, 11, a condição começa a mudar e as chuvas devem atingir boa parte do Paraná e Santa Catarina. Os acumulados podem superar a casa dos 40 mm em alguns municípios como Guarapuava, trazendo dor de cabeça para quem produz soja na região.

Em Santa Catarina, os acumulados serão bem menores, com no máximo 5 mm. Já no Rio Grande do Sul o tempo deve seguir seco, a exceção é a divisa com Santa Catarina, ali próximo a Erechim, onde pode garoar nesta quarta.

Sudeste

Nesta terça-feira, em São Paulo, as chuvas devem se concentrar desde a parte central até a norte. Ali próximo a Lins os acumulados podem superar os 20 mm no dia, por exemplo. Mas há chance de garoas no sul também, como em Itapeva com 2 mm acumulados.

Em Minas Gerais as chuvas se concentram próximo ao triângulo mineiro, onde está a maior produção de soja do estado. Por ali pode chover até 20 mm acumulados, próximo a Uberaba.

Na quarta-feira a tendência é a mesma do dia anterior, com a diferença que os acumulados aumentam ainda mais nos dois estados.

Centro-Oeste

O Centro-Oeste segue com chuvas espalhadas pelos três estados tanto na terça-feira, quanto na quarta. Em Mato Grosso do Sul a tendência é que chova mais de 10 mm em alguns municípios, como Cassilândia, na terça e 30 mm na quarta.

Em Mato Grosso os maiores acumulados serão de 10 mm nesta terça, ali próximo a Primavera do Leste, enquanto na quarta as chuvas ficam mais fortes podem chegar a 15 mm em boa parte do estado.

Goiás deve ter acumulados menores que seus vizinhos, mas ainda assim chove em quase todas as áreas de soja do estado nos dois dias.

Nordeste

Não há previsão de chuvas significativas para as áreas de soja da região neste próximos dias dias. Apenas uma pequena faixa com instabilidades traz garoas para a parte central do Piauí, neste terça algo bem pontual e insignificativo. Já na Bahia o tempo seco predomina tanto na terça, quanto na quarta.

No Maranhão a terça-feira deve ser seca. Na quarta, no entanto algumas garoas estão previstas para a parte sul do estado, onde pode acumular até 2 mm, ali próximo a Balsas.

Norte

Nesta terça-feira, a chuva perde um pouco de intensidade no Norte do Brasil, mas ainda acontece de forma frequente por causa da circulação de ventos conhecida como Alta da Bolívia. Destaque para estados como Amazonas, Rondônia e sul do Pará, que tem a previsão dos maiores acumulados. A sensação ainda é de abafamento.

Na quarta-feira, a chuva continua espalhada pela região. O sol aparece entre uma chuva e outra e ajuda a elevar as temperaturas. Faz calor na parte da tarde e o tempo fica bem abafado. As pancadas que ocorrem podem ser acompanhadas por trovoadas, mas não devem trazer elevados volumes acumulados.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!