UNIAGRO
Soja: plantio avança para 93%, mas índice segue atrasado em relação a um ano
10/12/2019 08:49 em Notícia

De acordo com a consultoria AgRural, com o plantio mais tardio, é preciso que chova bem pelo menos até fevereiro para que não haja quebra de produtividade. No mesmo período do ano passado, o plantio da soja estava concluído em 96% da área.

O plantio da soja na safra 2019/2020 atingiu 93% da área destinada no Brasil, de 36,4 milhões de hectares, até a última quinta-feira, 5. O dado faz parte do levantamento semanal realizado pela consultoria AgRural. O número representa avanço de seis pontos percentuais sobre os 87% de uma semana atrás.

No mesmo período do ano passado, o plantio estava concluído em 96% da área. A média de cinco anos também é de 93%. A produção potencial, baseada em linha de tendência de produtividade, é calculada em recordes 120,7 milhões de toneladas. 

Próximo do fim 

Os trabalhos estão encerrados em Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina, muito próximos do fim no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, e caminhando para a reta final no Rio Grande do Sul.

Apesar de mais escassas, as chuvas recebidas nos últimos dias pelos gaúchos foram suficientes para garantir a umidade necessária às lavouras. No Matopiba, as chuvas da semana passada, ainda que irregulares, favoreceram o avanço dos trabalhos, mas ainda há atraso no plantio, especialmente no Piauí. 

Clima 

Apesar de alguns problemas pontuais causados por irregularidade das chuvas, a safra 2019/2020 se desenvolve bem em todo o país. Mas o tamanho da produção ainda está em aberto. 

Com o plantio mais tardio deste ano, é preciso que chova bem pelo menos até fevereiro para que não haja quebra de produtividade. Em Mato Grosso, algumas áreas já devem começar a ser colhidas depois do Natal. Mas a colheita só deve engrenar mesmo a partir de meados de janeiro. 

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!