UNIAGRO
Agricultura familiar: ministério lista produtos com desconto em dezembro
Notícia
Publicado em 10/12/2019

Artigos com queda de preço de mercado terão amortização no momento de pagar ou liquidar crédito do Pronaf

 Ministério da Agricultura (Mapa) publicou nesta segunda-feira, 9, a relação dos produtos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito a desconto em dezembro nas operações de crédito junto a instituições financeiras.

O desconto é aplicado pelo banco que operou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sobre o valor do pagamento para os produtos da lista, para que os agricultores tenham assegurado, no mínimo, o custo de produção para garantir o pagamento.

Os produtos que tiveram queda de preço de mercado terão descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito. O desconto concedido é correspondente a diferença entre o preço de mercado e o de garantia.

Os produtos com bônus são: açaí, babaçu (amêndoa), banana, borracha natural cultivada, cana-de-açúcar, castanha de caju, cebola, feijão-caupi, leite de vaca, laranja, mamona em baga, manga, mel de abelha, raiz de mandioca, tomate, trigo e outros.

Para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Algumas das culturas terão bônus acima de 53%, como é o caso da banana para agricultores de Pernambuco. O produto, que tem preço de garantia de R$ 11,34/20 kg, teve o preço de mercado no último mês registrado em R$ 5,26/20 kg, o que representa queda de 53,62%.

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa.

Fonte: Canal Rural

Comentários
Comentário enviado com sucesso!