Consultoria estima que produção do grão chegue a 125,7 milhões de toneladas, alta de 5,2% em relação ao ciclo anterior
A consultoria Safras & Mercado revisou para baixo a estimativa de safra de soja, na comparação com a projeção anterior. Nesta sexta-feira, 6, a empresa alterou a expectativa de 125,7 milhões de toneladas, do relatório de outubro, para 125,4 milhões de toneladas produzidas no ciclo 2019/2020.
Apesar disso, a consultoria afirma que a safra será 5,2% maior que a temporada passada, quando atingiu 119,3 milhões de toneladas. Se confirmada, esta será a maior safra de soja da história.
A empresa também estima que a área plantada 1,8% sobre o ano anterior, atingindo pouco mais de 37 milhões de hectares, o que seria um novo recorde. No ano passado, a área com a oleaginosa ocupou 36,3 milhões de hectares.
A produtividade foi estimada em 3,4 mil quilos por hectare, superando o rendimento médio de 3,2 mil quilos obtido no ano passado.
Segundo o analista de mercado, Luiz Fernando Roque, foram feitos apenas alguns ajustes pontuais em estimativas de áreas e produtividades estaduais. “Apesar de haver registros de problemas devido ao clima irregular em alguns estados, ainda é cedo para se falar em perdas relevantes”, avalia.
Foram feitos ajustes negativos pontuais nas produtividades médias esperadas para os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia. Em contrapartida, alguns estados tiveram suas estimativas de produtividades elevadas, caso de São Paulo e Minas Gerais. “Daqui para frente, se o clima for positivo, entendemos que os problemas serão superados”, disse.
Fonte: Canal Rural