Entretanto nenhum conseguiu terminar os trabalhos por falta ou excesso de chuvas. Os maiores atrasos acontecem nas áreas do Matopiba.
O plantio da soja da safra 2019/2020 no Brasil está em 84,3% da área total de 36,X milhões de hectares até o dia 29 de novembro. segundo levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado. O plantio está atrasado frente a igual período do ano passado, quando 94,9% da área estava semeada e está atrás da média normal para o período, que é de 88,1%.
Neste mesmo período do ano passado cinco estados já haviam concluído os trabalhos de plantio, mas nesta safra ainda têm algo a plantar: Paraná (99% agora), Mato Grosso (99% agora), Mato Grosso do Sul (92% agora), Goiás (85% agora) e Minas Gerais (83% agora).
A Bahia é o estado com mais área para plantar ainda, muito devido a falta de chuvas regulares até o momento. Por isso, por lá, apenas 55% da área foi semeada, contra 97% do ano passado. Os outros estados do Matopiba (Tocantins, Maranhão e Piauí) também plantaram menos de 50% da área.
O Rio Grande do Sul apresenta certo atraso no plantio se comparado ao ano passado, mas está igual se comparado a média histórica.
Confira abaixo a tabela completa:
Fonte: Canal Rural