Volume superior a 72 mil toneladas deverá ser desembarcado até o fim da semana e será transportado, principalmente por ferrovia
Com mais de 72 mil toneladas de sulfato de amônio a granel, o Panamax Breeze trouxe a maior carga de fertilizantes já desembarcada no Brasil. O navio atracou no Terminal Marítimo do Guarujá (Termag) no último domingo, dia 24/11, e a previsão é que ele seja totalmente descarregado até o fim desta semana.
Mais de 90% da carga irá para o município de Rondonópolis (MT). O restante irá para Cubatão, no litoral de São Paulo, e Itapetininga, no interior paulista. Grande parte desse fertilizante deve ser utilizado para a safra de milho, com o intuito de impulsionar um novo recorde.
A logística pós-desembarque também está planejada. Para transportar todo esse volume, seriam necessárias cerca de 1,270 mil carretas bitrem. Enfileiradas, formariam um comboio de mais de 50 quilômetros. Para evitar essa situação, boa parte do adubo será transportado por ferrovia.
“Os terminais têm procurado soluções multimodais para otimizar os fluxos de carga no porto. O Termag criou regras de prioridade que serão utilizadas nesta operação: tem preferência para atracação os navios que forem escoar mais de 80% do volume descarregado pela malha ferroviária”, explica Ewerton John, diretor do Grupo Orion, responsável pela escala do navio no Porto de Santos.
A Orion atuou como agente local do transporte, viabilizada pela Indagro, considerada uma das principais tradings do setor de fertilizantes no mundo. De acordo com os responsáveis pela operação, movimentar navios com maior capacidade de carga tende a reduzir custo com frete.
Isso porque embarcações deste porte são são vistas pelos armadores como opções interessantes para a exportação de granéis agrícolas do Brasil. O Panamax Breeze, por exemplo, deve deixar o porto de Santos carrgado com grãos e açúcar, negociação que deve ser concluída até o esembarque da carga de adubo.
Fonte: Revista Globo Rural