UNIAGRO
Áreas de soja: confira onde deve chover durante o fim de semana
Notícia
Publicado em 22/11/2019

Segundo os mapas meteorológicos, deve chover em praticamente todo o Centro-Oeste e Sudeste no fim de semana, mas com baixos acumulados. Veja como será no Sul e Nordeste também!

As tão esperadas chuvas para a região oeste do Paraná, onde a soja está sofrendo mais,  não devem acontecer neste fim de semana. Ainda assim chove em alguns municípios do estado. O Centro-Oeste e Sudeste terão chuvas generalizadas, mas com baixos acumulados. O Nordeste deve ter mais um fim de semana seco.

Sul

A previsão de leves garoas para a parte sul do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 22, deram lugar a perspectiva de precipitações mais volumosas. No município de Canguçu, por exemplo, deve chover até 20 mm, enquanto em Bagé os volumes acumulados podem chegar a 25 mm.

Como as instabilidades estão chegando pelo extremo Sul do país, as chuvas ainda não atingem as áreas agrícolas de Santa Catarina neste dia.

No Paraná algumas garoas devem acontecer apenas na parte nordeste do estado, ali próximo a Jaguariaíva e Arapoti.

O tempo ficará firme em praticamente todo o Rio Grande do Sul neste dia. A mesma previsão do tempo se repete para Santa Catarina, ou seja, nada de chuvas.

Já na parte nordeste do Paraná, se estendendo até a parte central e leste, há previsão desde garoas leves, até chuvas mais fortes. Em Jaguariaíva, em apenas 24 horas, pode chover mais de 80 mm acumulados. Próximo dali, em Ibati, os volumes serão bem menores, com 30 mm acumulados, mostrando como as instabilidades podem ser diferentes na mesma região.

As instabilidades se afastam ainda mais da região Sul e, portanto, não há previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e praticamente todo o Paraná.

A exceção segue sendo a parte nordeste paranaense, onde ainda deve chover ou garoar. Em Londrina, por exemplo, os acumulados podem chegar a 10 mm no dia.

Sudeste

As chuvas devem ficar bastante espalhadas por todo o estado de São Paulo nesta sexta. Os mapas mostram, no entanto que as manchas podem levar chuvas para um município produtor de soja e, logo ao lado, não garoar nada. Os volumes acumulados não devem passar dos 5 mm

O mesmo deve acontecer em Minas Gerais, mais especificamente na região próximo a Uberaba. Dali pra cima o tempo será seco.

No sábado as chuvas ganham intensidade em São Paulo. Além disso as precipitações serão generalizadas, chegando a quase todas as áreas de soja. Em Itapevas os acumulados podem passar dos 20 mm no dia.

Em Minas Gerais as precipitações devem ficar restritas a parte sul e oeste do estado. Mas os acumulados não serão grandes, de no máximo 10 mm.

No domingo nada muda e a previsão ainda é de instabilidades sobre todas as áreas de soja de São Paulo, com acumulados inferiores a 10 mm na maioria das cidades. Em Minas Gerais as chuvas se espalham e agora podem chegar as áreas de soja mais ao norte também. Os acumulados também não devem ser tão grandes.

Centro-oeste

Há chance para garoas em todo o Mato Grosso do Sul nesta sexta. Os acumulados não devem ser tão grandes, não passando de 5 mm em alguns municípios.

Em Mato Grosso a tendência é a mesma, ou seja, de instabilidades espalhadas por todas as áreas de soja do estado, mas com acumulados inferiores a 15 mm. A diferença acontece na parte noroeste e norte do estado, onde pode chover mais forte, com mais de 20 mm acumulados, como é o caso de Alta Floresta.

Há previsão de chuvas generalizadas também em Goiás. Alguns municípios podem registrar de 10 mm a 15 mm na parte norte, enquanto outros apenas garoas de no máximo 5 mm.

As garoas seguem generalizadas em Mato Grosso do Sul, Goiás e boa parte de Mato Grosso. A exceção acontece apenas na parte noroeste de Mato Grosso, onde tende a chover mais.

No domingo pouca coisa muda e os três estados seguem com previsão para chuvas, todos com acumulados não tão significativos.

Nordeste

Não deve chover nas áreas de soja da Bahia nesta sexta. Já no Piauí são esperadas algumas garoas ali próximo a Teresina, mas nada acima de 3 mm acumulados. No restante do estado tempo seco. No Maranhão também não deve chover em boa parte do estado, a exceção fica ali próximo a Caxias, onde pode garoar até 3 mm.

Pouca coisa muda, ou seja tempo seco para toda a Bahia, boa parte do Piauí e Maranhão. A exceção acontece em Floriano (PI), que pode garoar até 3 mm.

Nada muda no domingo, e agora os três estados (bahia, Maranhão e Piauí) terão tempo seco.

Norte

A chuva continuará espalhada por todo a região Norte, os maiores acumulados ocorrem nos estados do Pará e Amazonas e novamente são esperados transtornos por conta dessas fortes precipitações, que podem ser acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada. O tempo segue abafado em todos os estados.

Ainda tem previsão para chuva em todos os estados da região Norte. As instabilidades associadas ao calor e à umidade formam nuvens carregadas. As pancadas ocorrem a qualquer hora do dia, acompanhadas por trovoadas. Mesmo com previsão para chuva o tempo abafado continua em toda a região.

A chuva continuará em todo a região Norte do Brasil, com os maiores acumulados sendo esperados para a faixa oeste da região. A precipitação virá acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte.

Fonte: Canal Rural

Comentários
Comentário enviado com sucesso!