UNIAGRO
Soja: terça-feira terá chuvas em parte do Centro-Oeste e em Minas Gerais
Notícia
Publicado em 19/11/2019

Somente Mato Grosso do Sul não deve ter chuvas na parte central do país. Já a Bahia segue com boas chances de receber precipitações nos próximos dias

Boa parte do Centro-Oeste segue com previsão de chuvas não só para esta terça-feira, mas para o restante da semana. O mesmo acontece em Minas Gerais e Bahia. Já São Paulo, e o Sul do país seguem com tempo seco em boa parte das áreas de soja.

Sul

O tempo seco deve predominar na região Sul até pelo menos a sexta-feira, quando algumas garoas podem retornar para parte do Rio Grande do Sul. Os demais estados não devem ter precipitações esta semana. As temperaturas podem subir um pouco, com as máximas podendo chegar a 33ºC em Passo Fundo (RS), 31ºC em Chapecó (SC) e 33 ºC em Toledo (PR).

Sudeste

Algumas áreas de soja, localizadas no centro e norte, de São Paulo podem registrar garoas nos próximos dias, com acumulados de no máximo 5 mm por dia, até sexta-feira, na região de Ituverava. No sábado a tendência é de as chuvas se intensificarem, chegando a 10 mm.

Em Minas Gerais a situação é diferente e boa parte das lavouras podem receber bons volumes de chuvas até a sexta-feira, pelo menos. Em Unaí, por exemplo, deve acumular 15 mm nesta terça, 25 mm na quarta, 10 mm na quinta e 4 mm na sexta. Na sábado o tempo pode voltar a ficar firme por lá.

Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, há previsão de garoas apenas para a região de Cassilândia nos próximos dias. Vale ressaltar que esta já era a previsão para segunda-feira, mas não choveu por lá. As demais regiões seguem com tempo seco.

Em Mato Grosso, choveu apenas em Primavera do Leste, mas há previsão de chuvas para quase todos os municípios nesta terça, com volumes de até 13 mm. As instabilidades podem se estender para o restante da semana em todo o estado, com os maiores acumulados sempre previstos para acontecer próximo a Primavera do Leste, mesmo.

Em Goiás a previsão é parecida com Mato Grosso, ou seja, de chuvas na maior parte das regiões nos próximos dias. Os volumes máximos não devem passar dos 10 mm por dia, no entanto.

Nordeste

Choveu bastante nas áreas de soja da Bahia na última segunda e a tendência é que as instabilidades permaneçam sobre as principais regiões produtoras, só que os volumes serão menores na casa dos 10 mm nesta terça, 5 mm na quarta, 5 mm na quinta e 2 mm na sexta.

No Maranhão a previsão de chuva na segunda não se confirmou e a perspectiva de chuvas de no máximo 1 mm na terça e na quarta, também pode não ser certa. A partir de quinta os volumes aumentam um pouco para 4 mm, gerando expectativa de pelo menos uma garoa na região.

Outro estado com previsão de poucas chuvas é o Piauí, que até tinha previsão de garoas nos últimos dias, mas não aconteceu. A previsão até quinta-feira segue de garoas de até 2 mm, mas há boas chances de isso não acontecer novamente.

Norte

Terça-feira com previsão de pancadas de chuva em todos os Estados da região Norte, com atenção especial para a faixa entre o oeste do Amazonas, o Acre e Rondônia, onde ocorrem os acumulados mais significativos.

Na quarta-feira, a combinação de calor e umidade provoca novas tempestades na Região Norte. Nenhum estado escapa. Há risco para temporais na região de Manaus, podendo provocar alagamentos. Mesmo com a chuva, a temperatura segue elevada e a sensação é de tempo abafado.

Quinta-feira com mais chuva no Norte. Os sete estados da região devem registrar tempestades, sendo que as mais intensas são previstas para o norte do Pará e para o Amapá.

É primavera e a estação é caracterizada por chuvas todos os dias espalhadas pela maior parte da região Norte, ou seja, a sexta-feira e o fim de semana devem ser de novas pancadas de chuva nos sete estados da região.

Fonte: Canal Rural

Comentários
Comentário enviado com sucesso!