UNIAGRO
Fungicida com ação protetora e translaminar é solução para requeima
14/11/2019 10:44 em Notícia

Produtores de HF que sofrem com as condições climáticas precisam aplicar produto que atue interna e externamente na folha

Os agricultores que produzem tomate, batata e cebola estão acostumados a ficar de olho na meteorologia e torcer para que não ocorra uma combinação que pode ser fatal para a lavoura: temperaturas amenas, entre 17 ºC e 23 ºC, umidade relativa do ar acima de 90% e céu nublado.

Quando essas três características aparecem ao mesmo tempo, cria-se a condição perfeita para o surgimento de duas doenças que, se não tratadas de forma correta, podem causar a perda total da plantação.

Requeima e míldio

A requeima e o míldio são doenças do grupo dos Oomicetos e têm como característica uma grande severidade em função da capacidade infectiva, já que 1 cm² de sua lesão pode chegar a 10 mil esporos da doença. Outra característica é a rapidez com que se desenvolvem, podendo aniquilar a lavoura de forma muito rápida, entre três e sete dias, período muito curto se comparado a outras pragas. Todas essas características fazem dessas doenças inimigas temidas pelos produtores rurais de HF.

“É preciso ter muita atenção e um monitoramento constante da lavoura. Quando as condições climáticas reúnem todas essas características que favorecem as doenças, é preciso ligar um sinal de alerta na propriedade. Mas os produtores rurais têm uma ferramenta muito boa para defender a lavoura”, afirma Emir Zortea, responsável pelo desenvolvimento técnico de mercado da Syngenta.

Fungicida

O produto ideal para combater a requeima e o míldio é aquele que tem como característica um efeito translaminar, ou seja, que penetre na folha e também permaneça pelo lado de fora impedindo a entrada da doença. Um fungicida composto por duas moléculas, sendo uma delas o mandipropamid 40 gr/L, específico para esse grupo de doenças, porque combina muito bem com a cera das folhas. Essa afinidade faz com que, apenas 15 minutos após a aplicação, a cultura fique protegida contra a chuva.A outra molécula, o clorotalonil 400 gr/L, tem uma formulação diferenciada porque possui um adesivo que impede sua lavagem pelas chuvas ou por irrigação. Essas duas moléculas combinadas no mesmo fungicida são uma grande ferramenta para o combate à requeima, o míldio e demais manchas foliares. Além de proporcionar total seletividade às culturas.

“É uma grande ferramenta à disposição dos produtores, principalmente de tomate, batata e cebola, culturas vulneráveis a essas doenças que têm o poder de destruir uma lavoura em menos de uma semana. Com orientação técnica correta, eles podem utilizar o fungicida no momento certo e se beneficiar da máxima eficácia do produto”, diz o engenheiro agrônomo.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!