Segundo a meteorologia, deve chover em boa parte do país, mas as precipitações começam a perder intensidade
Desde esta sexta-feira, 8, até domingo deve chover em diversas áreas de soja do país. Entretanto os volumes acumulados perdem intensidade e muitas cidades devem ter no máximo alguns chuviscos.
Sul
As chuvas volumosas devem dar espaço para pequenas garoas nas áreas de soja do Rio Grande do Sul na sexta-feira. Mas no sábado e domingo volta a chover em praticamente todo o estado, com volumes diários entre 4 mm e 10 mm. A trégua deve vir mesmo a partir da próxima segunda-feira, quando o tempo ficará seco em todo o estado.
Em Santa Catarina deve chover desde sexta-feira até domingo. Os volumes variam de 2 mm a 6 mm em Santa Catarina e de 2 mm a 4 mm em Lages. Na segunda-feira, ainda deve garoar em alguns municípios, mas a tendência é que o tempo comece a ficar firme.
Já no Paraná deve chover bastante ainda nesta sexta-feira. Alguns municípios podem receber até 20 mm acumulados, ali próximo a Campo Mourão, Cascavel e Guarapuava. As precipitações persistem durante todo o fim de semana com até 10 mm por dia em vários municípios do estado. Na segunda ainda deve garoar em algumas regiões, mas na maioria o tempo firme retorna.
Sudeste
Chuvas e mais chuvas para todas as áreas de soja do estado de São Paulo desde esta sexta-feira, até domingo. As regiões de Assis e Ourinhos recebem os maiores acumulados diários, em torno de 13 mm até domingo. As demais áreas os volumes variam de 4 mm a 8 mm. A próxima semana segue com previsão de garoas para algumas cidades como Birigui (2 mm) e com boas chuvas para Itapeva (8 mm).
Já em Minas Gerais ainda deve chover na maioria dos municípios produtores de soja nesta sexta-feira, com volumes de 2 mm a 8 mm. Entretanto, a partir de sábado, as instabilidades se concentram mais na região de Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Araxá, com volumes de no máximo 4 mm. O restante do estado já deve ter tempo seco. No domingo as mesmas regiões devem registrar garoas, mas a tendência é o tempo se firmar.
Centro-Oeste
Mato Grosso segue com previsão de chuvas generalizadas desde esta sexta, até domingo. Os maiores acumulados acontecem em Cassilândia e Campo Grande nesta sexta, com 15 mm e 10 mm respectivamente. No sábado as chuvas se espalham ainda mais e a média de precipitações deve ser de 10 mm. No domingo Campo Grande e Dourados registram os maiores volumes de chuvas, com 15 mm e 10 mm. A próxima semana segue com chuvas para todo o estado.
Mato Grosso também seguem com chuvas todos os dias até a próxima semana. Até domingo os volumes variam de 9 mm a 12 mm em todo o estado. A partir de segunda-feira as precipitações diminuem, mas seguem generalizadas. Somente em Canarana o tempo deve se firmar.
Goiás tbm seguem com previsão de chuvas generalizadas em todo o estado desde esta sexta-feira, até domingo. Na média os volumes não passam de 4 mm por dia. A exceção acontece em Mineiros que receberá 13 mm na sexta, 12 mm no sábado e 7 mm no domingo. A próxima semana começa com tempo firme em quase todos os estados, mas na terça já volta a chover.
Nordeste
As áreas de soja da Bahia seguem com chuvas bastante irregulares. Nesta sexta, o tempo seco ainda permanecerá em todo o estado. No Sábado há previsão de algumas garoas em Barreiras, que podem nem se confirmar. O mesmo acontece no domingo. Portanto, não adianta contar com chuvas agora. A próxima semana começa com tempo seco e quente em todo o estado.
Algumas áreas de soja do Maranhão devem registrar garoas desde esta sexta, até domingo. Ali em Balsas deve chover de 1 mm a 2 mm por dia. Na segunda o tempo volta a ficar firme.
Norte
A chuva ganha força entre o sul do Amazonas e Rondônia nesta sexta-feira, com acumulados mais significativos e condição para temporais isolados. a maior parte da região continua com pancadas de chuva devido às instabilidade tropicais.
O fim de semana começa com tempo firme e bastante sol pela Região Norte. Durante a tarde, chove na forma de pancadas isoladas, acompanhadas de trovoadas. As temperaturas seguem altas e a sensação é de calor.
Domingo de tempo instável por toda a região, com o dia começando com tempo firme e bastante nebulosidade. À tarde, chove forte, na forma de pancadas isoladas e as temperaturas seguem altas.
A tendência é de sol, calor e pancadas de chuva na maior parte da região, com maiores acumulados concentrados sobre Rondônia.
Fonte: Canal Rural