Saiba que o híbrido de milho utilizado pode estar comprometendo a qualidade
Nos últimos anos, a produção pecuária brasileira vem sendo caracterizada pela sua alta produtividade, eficiência e sustentabilidade, principalmente devido ao desenvolvimento de técnicas exclusivas para confinamentos de leite e corte no Brasil.
Um desses avanços tem relação com o aumento da qualidade na produção de silagem de milho muito utilizada em virtude do alto valor energético, ótima aceitação pelos animais e a facilidade de cultivo e de fermentação.
Porém, muitos pecuaristas ainda enfrentam dificuldades para obter uma silagem de qualidade. Alguns acreditam que o problema está na compactação, outros no corte da planta e outros na vedação. Mas e se dissermos que o problema pode também estar relacionado à genética das sementes de milho utilizadas?
6 fatores para produzir uma boa silagem de milho
Diante das margens sempre apertadas de confinamentos de leite e corte , a silagem de milho vem sendo uma ótima opção como alimento volumoso para pecuaristas, principalmente por apresentar baixo custo operacional de produção e ser ideal para períodos de seca.
Além disso, toda boa silagem de milho se caracteriza pelo bom rendimento de matéria verde, excelente qualidade de fermentação e capacidade de manutenção do valor nutritivo da massa ensilada.
Baseado nisso é importante ressaltar que o sucesso de uma silagem de qualidade depende de alguns fatores:
- Escolha correta do híbrido de milho;
- Plantio correto da cultura;
- Colheita de plantas com maturidade adequada;
- Altura de corte e tamanho correto da picagem;
- Compactação da massa ensilada e eficiência da vedação do silo;
- Fornecimento para os animais.
Importância da escolha das sementes híbridas de milho para silagem
Os cuidados quanto a escolha das sementes híbridas de milho para silagem é fator primordial que ajuda a garantir o sucesso da produção de silagem.
Portanto, se você vem tendo problemas com a qualidade de sua silagem de milho, aconselha-se tomar maiores cuidados com a escolha de um híbrido designado exclusivamente para a produção de silagem .
Os híbridos têm alcançado produtividades cada vez mais expressivas, além de melhorias em termos de tolerância às pragas e doenças, bem como adaptação às condições de clima e solo.
Estes híbridos de milho para silagem representam uma importante fonte de energia, fibras e açúcares, provenientes principalmente dos grãos, entretanto, as outras partes da planta que são ricas em fibras (Colmo, Folhas, Palha e Sabugo) também devem apresentar alta digestibilidade, já que representam mais de 50% da composição da planta.
Baseado nisso, o produtor quando for fazer a escolha do híbrido de milho deve dar preferência a empresas que tenham portfólio com híbridos específicos para produção de silagem de alta qualidade aliado a uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento que podem garantir os melhores resultados na produção de silagem.
Santa Helena Sementes: Tecnologia e inovação em sementes de milho para silagem
A Santa Helena Sementes é uma empresa 100% brasileira, sendo uma das mais tradicionais no mercado de sementes de milho em operação no Brasil. A empresa investe em tecnologia e inovação para oferecer os melhores resultados para pequenos, médios e grandes produtores, possibilitando maior produtividade.
As sementes oferecidas são provenientes de um extenso e rigoroso processo de pesquisa, que seleciona os melhores híbridos em genética e adaptação por ambiente para uma produção de .silagem de alta qualidade, garantindo máxima rentabilidade ao produtor.
A Santa Helena Sementes destaca seus três principais híbridos para silagem de milho:
SHS 7990 PRO2: Híbrido para obtenção de silagem de alta qualidade, ciclo precoce,
com excelente estabilidade de produção e tolerância ao complexo de enfezamentos
causados por cigarrinha do milho;
SHS 7939 PRO2: Oferece excelente performance na safrinha com alto teto produtivo de grãos, precocidade, sanidade foliar e qualidade de grãos;
SHS 7930 PRO2: Apresenta alto teto produtivo, precocidade e tolerância ao complexo de enfezamentos causados por cigarrinha do milho (Dalbulus maidis).
Fonte: Canal Rural