No Sul do país a tendência é de chuvas acima do normal para o período e de temperaturas amenas.
A primavera começou na última segunda-feira e a mudança de estação marca também a chegada das chuvas para muitas regiões. Para ajudar os produtores de soja neste momento de plantio, a editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, destacou onde o volume de precipitações ficará acima da média, na média, ou abaixo dela.
Segundo o mapa destacado no vídeo acima, boa parte do Sudeste e Centro-Oeste terão um regime de chuvas dentro da média esperada para o período, ou seja, por volta dos 600 mm acumulados. Mas boa parte desse volume só deve cair na segunda metade da primavera, ou após o dia 15 de outubro.
Vale destacar que o Norte de Mato Grosso e Goiás já estão na faixa onde o volume de chuvas ficará abaixo do normal, com até 60 mm acumulados a menos que o normal. Ali também estão norte de Minas Gerais, Norte e Nordeste do país. No Matopiba o normal é receber até 600 mm nos próximos três meses, mas como terão menos chuvas, esse volume pode encolher até 50 mm. A regularização das chuvas só deve mesmo acontecer em meados de novembro.
Na parte sul do país, incluindo todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, região sul e central do Paraná, o regime de chuvas deve ficar acima do normal. Na média a região toda recebe neste período até 500 mm de chuvas e a expectativa é que recebam pelo menos 50 mm a mais nesta primavera.
Temperaturas
Se para alguns lugares as chuvas serão menos volumosas, se aliar a isso uma temperatura mais elevada, pode significar problemas. E ao que tudo indica praticamente todo o país terá uma primavera mais quente que o normal. Somente o Rio Grande do Sul terá temperaturas na média para o período. Por lá as frentes frias devem incomodar bastante na primeira metade da estação.
Fonte: Canal Rural