UNIAGRO
Estudo inédito sobre preservação ambiental e sustentabilidade da soja no Piauí será divulgado na próxima semana
13/09/2019 09:15 em Notícia

A Embrapa Territorial vai divulgar na próxima segunda-feira (16), em Teresina, o resultado de um levantamento inédito encomendado pela Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI) que mostra o percentual de áreas de vegetação nativa que está sendo preservado por produtores rurais e pelo poder público. O estudo “Análise Territorial do Cadastro Ambiental Rural – CAR do Piauí” traz também uma projeção de áreas agricultáveis que podem ser incorporadas à atividade econômica respeitando os limites do Código Florestal.

A divulgação dos dados ocorrerá a partir das 14h30 na sede da Assembleia Legislativa do Piauí (Av. Marechal Castelo Branco, 201, na capital piauiense) e deve contar com a presença do governador Wellington Dias, de deputados estaduais e federais, senadores e autoridades do Poder Judiciário. O estudo será apresentado pelo supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, e debatido por produtores rurais e lideranças do setor, entre eles o vice-presidente da Aprosoja Brasil e presidente da Aprosoja MT, Antônio Galvan.

De acordo com o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, a entidade solicitou à Embrapa Territorial um estudo especifico sobre o Piauí, contemplando todos os municípios do estado em relação ao uso e à ocupação do solo com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“A Embrapa vai mostrar também uma progressão dos últimos 30 anos. Como o Piauí é uma fronteira agrícola muito recente, houve um incremento significativo à economia do estado e uma mudança profunda nos municípios em que o agro atua nesse período. Na apresentação, a Embrapa vai projetar o que a soja no Piauí ainda tem de possibilidade de expansão, que deve chegar a uma área de, aproximadamente, 2,5 milhões de hectares”, afirmou Alzir Neto.

Conforme os dados do CAR, em média, 63% da área dos imóveis rurais no Piauí são destinados para preservação ambiental, o que demonstra compromisso dos produtores com a sustentabilidade da sojicultora no Cerrado. “É um dado muito significativo mostrando o comprometimento dos agricultores no cumprimento da legislação vigente, indo muito além do Código Florestal”, destaca Gustavo Spadotti.

Carta de Palmas

A Aprosoja Piauí vai apresentar e discutir a Carta de Palmas, documento em que a Aprosoja Brasil e suas 16 associadas estaduais reafirmam para a sociedade, governos e empresas do Brasil e do exterior a sustentabilidade da soja brasileira. “Entregaremos este estudo proporcionando este debate para a sociedade civil e aos poderes constituídos do nosso estado”, observa Alzir.

Lançamento da Frente Parlamentar da Agropecuária no Piauí

Na mesma ocasião, haverá o lançamento na Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) do Piauí. A bancada estadual deve ter atuação similar à da FPA no Congresso Nacional e trabalhar pela aprovação de propostas ligadas à atividade agropecuária no estado.

Fonte: Matopiba Agro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!