Ao desembarcar na Ásia, no último domingo (1º), os produtores baianos passaram a integrar uma missão que pretende abrir mais espaço para o algodão brasileiro no mercado internacional. A agenda teve início na segunda-feira (2) pela cidade de Shanghai, na China, onde eles visitaram as instalações do Texhong Textile Group Limited, um dos maiores consumidores de algodão do mundo. Ao incorporar a comitiva, o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, e o vice-presidente, Paulo Schmidt, participam da agenda da Missão Vendedores 2019, organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que prevê reuniões com industriais, traders, visitas aos polos têxteis e eventos de relacionamento organizados pela própria Abrapa.
No primeiro compromisso oficial, os produtores conferiram o processo de transformação da fibra em tecido percebendo quais as demandas das indústrias têxteis da Ásia para a aquisição da fibra. A Texhong Textile é considerada a maior consumidora de algodão do mundo com consumo em torno de 700 mil toneladas de algodão por ano. Pela primeira vez integrando a Missão Vendedores, Paulo Schmidt acredita que este intercâmbio de informações entre os produtores brasileiros e compradores internacionais tem sido fundamental para fechar novos contratos com os países da Ásia, atualmente os principais compradores da fibra nacional.
“Vir para a Ásia e conversar com os executivos e técnicos das indústrias compradores de algodão é um aprendizado para entender as expectativas deles em relação à qualidade da fibra que produzimos no Brasil. É possível avaliar possíveis melhorias em processos para adequar o nosso produto ao exigente mercado internacional possibilitando um incremento das negociações”, afirma. Na terça-feira (3), a agenda prosseguiu na costa leste, na cidade de Ningbo, ainda na China, onde visitaram a indústria Bros Eastern CO., que consome 200 mil toneladas de algodão por ano, e, nesta quarta-feira (4), as instalações da Ruyi Home Textiles CO., na cidade de Jining,
Ao participar pelo segundo ano consecutivo da Missão Vendedores, o presidente da Abapa e vice-presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, acredita que o intercâmbio de informações entre os produtores brasileiros e compradores internacionais tem sido fundamental para fechar novos contratos com os países da Ásia, atualmente os principais compradores da fibra nacional. “Esse contato direto permite leva maior credibilidade e transparência sobre as informações da fibra brasileira perante o mercado internacional. Temos uma produção tecnificada, com respeito aos protocolos internacionais de sustentabilidade e às legislações ambiental e trabalhista, além das ações em responsabilidade socioambiental desenvolvido pelos agricultores brasileiros. Tudo isto deve ser reforçado em todas as visitas, pois é levado em consideração na hora de fechar negócios”, afirma.
Ao longo dos compromissos da agenda oficial na China e no Vietnã, que se estenderá até o dia 13 de setembro, os produtores vão participar de reuniões com industriais, traders, visitas aos polos têxteis e eventos promovidos pela Abrapa. Com ritmo de expansão da produção, o Brasil deve produzir um total de 2,8 milhões de toneladas de pluma. Segundo maior produtor brasileiro, a Bahia deverá produzir 1,5 milhão de toneladas de algodão, com um incremento de 15% em relação à safra passada. Atualmente, cerca de 40% do algodão baiano é exportado para países asiáticos, como China, Indonésia, Bangladesh e Vietnã e 60% comercializado no Brasil. A Missão Vendedores terá agenda oficial até o dia 13 de setembro.
Fonte: Matopiba Agro