Chamado de AgroNordeste, programa visa tornar cadeias produtivas mais organizadas e eficientes e ampliar canais de comercialização
O governo publicou, na segunda-feira, o chamado AgroNordeste, o programa de desenvolvimento da agropecuária na região Nordeste do país. Coordenado pelo Ministério da Agricultura (Mapa). Em nota, a pasta informa que a intenção é organizar cadeias produtivas, ampliar canais de comercialização e aumentar a eficiência na produção.
Ainda conforme o comunicado, o AgroNordeste envolve todas as secretarias e instituições ligadas ao Ministério. Foi formado um comitê gestor, ligado diretamente ao gabinete da ministra Tereza Cristina, para gerenciar o programa. Inicialmente, foram definidas 11 regiões prioritárias, mas a intenção é ampliar ação, para atender, especialmente, os pequenos produtores nordestinos.
“O plano é considerado prioritário pela ministra Tereza Cristina, e já vem sendo desenhado por uma equipe multidisciplinar desde o início do ano. No mês de maio, foi realizada a primeira reunião do Comitê de Coordenação Central do Plano de Ação para o Nordeste para definir as prioridades para região”, diz o Mapa.
Fonte: Revista Globo Rural