UNIAGRO
Soja Brasil: veja a previsão do tempo para esta semana
19/08/2019 09:00 em Notícia

Há chuvas previstas para parte do país neste início de semana e tempo seco e quente para áreas que já não têm chuvas há um bom tempo

A semana começa com chuvas para o Sul, Norte, Sudeste e parte do Centro-Oeste. No entanto elas não devem durar muito e nem trazer transtornos. Já para o restante do país o tempo deve ficar firme, com temperaturas em elevação e baixa umidade do ar.

Sul

A segunda será chuvosa para a parte norte do Rio Grande do Sul, praticamente toda Santa Catarina e Paraná. Os volumes devem chegar a 15 mm próximo a Guarapuava (PR), 5 mm em Erechim (RS) e 5 mm em Chapecó.

Na terça-feira, 20, as chuvas devem ficar mais restritas no Paraná, mais especificamente do centro do estado para o nordeste. Os volumes, no entanto, não serão grandes, de no máximo 5 mm.

A quarta e a quinta prometem ser de tempo firme para toda a região Sul, mas na sexta-feira as precipitações já retornam para boa parte dos três estados. No Paraná elas ficarão restritas a região sudoeste, ali próximo a Francisco Beltrão.. Em Santa Catarina é o oeste que receberá precipitações, com uma média de 3 mm. Já no Rio Grande do Sul as instabilidades podem ocorrer de norte a sul, mas com acumulados pequenos.

Sudeste

A semana começa chuvosa para boa parte das áreas agrícolas de São Paulo. Os municípios de Itapeva e Capão Bonito devem receber até 3 mm tanto nesta segunda, quanto na terça.

Já em Minas Gerais o tempo firme deve prevalecer durante toda a semana.

Centro-oeste

A segunda terá chuvas apenas para a parte sul de Mato Grosso do Sul e com volumes de no máximo 2 mm. O restante dos estados segue com tempo seco e temperaturas em elevação na parte da tarde, o que acaba aumentando de maneira significativa os poluentes na atmosfera e também o risco para focos de incêndio.

Nordeste

O tempo seco também segue nas áreas agrícolas da Bahia, Piauí e Maranhão. As temperaturas permanecem bem elevadas, com baixos valores de umidade relativa do ar.

Norte

Na segunda-feira uma frente fria na região Sul muda os ventos de direção e a umidade aumenta no Acre e em Rondônia. Por isso há possibilidade de chuva isolada e com baixos volumes acumulados ao longo do dia. No Tocantins e no sul do Pará, o tempo segue firme e com temperaturas elevadas. Será mais um dia com baixos índices de umidade relativa do ar.

Na terça-feira o tempo seco ainda predomina na metade sul do Pará e em Tocantins. Segue com pancadas fortes de chuva na faixa norte da amazônia, nas demais áreas e estados há previsão de pancadas de chuva leve e isolada.

Na quarta-feira o tempo segue firme no Tocantins, na metade sul de Rondônia e no sul do Pará. Nas outras áreas da região, o calor e a umidade predominam e garantem pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia. Os maiores volumes devem ser registrados em Roraima e no norte do Amazonas, porém, sem risco para transtornos.

A tendência é que o tempo continue firme na maior parte do Norte. Apenas na faixa que vai do norte do Amazonas até o norte do Pará é que o tempo segue instável, com chuva a qualquer hora do dia. Em toda região as temperaturas ficam elevadas e onde não chove, o risco para queimadas é alto.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!