Enquanto isso, no Nordeste e Centro-Oeste o tempo seco e quente mantém o alerta para a baixa umidade do ar e chances de novas queimadas
A semana começa com muitas chuvas e frio intenso no Sul do país, enquanto no Centro-Oeste e Nordeste quem predomina é o tempo seco e quente. Enquanto o alerta para a parte de baixo do mapa é de temporais e transtornos por geadas, na outra parte a preocupação é para a baixa umidade do ar e risco de queimadas.
Sul
A semana começa chuvosa para boa parte da região Sul do país. Os municípios do Rio Grande do Sul devem receber os maiores volumes de precipitações nesta segunda-feira, com até 20 mm acumulados. Em Cruz Alta, por exemplo, são esperados 15 mm. Em Santa Catarina só deve chover ali próximo a São Joaquim, também com 15 mm. Já no Paraná não chove mais do que 5 mm nesta segunda.
Na terça a tendência é que o tempo comece a ficar mais firme em vários municípios dos três estados. Ainda choverá, mas de maneira mais leve com 5 mm no Paraná, próximo a Guaarapuava. Outros 5 mm em Chapecó (SC) e 3 mm em Passo Fundo (RS).
As temperaturas também despencam desde esta segunda, atingindo o pico da friagem na quarta-feira, com vários municípios dos três estados podendo atingir mínimas de 2ºC. Neste dia não há previsão de chuvas, mas a sensação térmica pode chegar a -4°C.
Sudeste
No Sudeste, as precipitações chegam somente na terça-feira, 13, mas não de maneira generalizada, já que choverá em partes de São Paulo apenas, próximo a Itapeva, com 15 mm. Em Minas Gerais o tempo segue firme.
Na quarta-feira, as precipitações seguem restritas a São Paulo, só que agora em municípios próximos a Ituverava com no máximo 4 mm. Tanto em Minas Gerais, quanto na região de Itapeva (SP) o tempo fica firme.
A queda de temperatura que acontece no Sul, até chega a alguns municípios de São Paulo, mas com bem menor intensidade, na quarta-feira.
Centro-Oeste
A semana deve ser marcada pelo tempo firme em toda a região Centro-Oeste do país. Aliás, o tempo seco, com calor intenso e com baixa umidade relativa do ar, continua sendo a preocupação maior por ali. Com este tempo seco, o alerta de focos de incêndio se mantém, lembrando que somente no estado de Mato Grosso já foram quase 10 mil focos de queimadas desde o início do ano até agora.
Nordeste
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas do Nordeste do país. As altas temperaturas completam o quadro preocupante da região. Segue o alerta para a baixa umidade relativa do ar.
Norte
Início de semana sem grandes mudanças no tempo da região Norte do Brasil. O tempo seco, quente e com baixa umidade relativa do ar persiste na metade sul nortista, desde o Acre até o Tocantins devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.
Enquanto isso, na metade norte, a chuva não dá trégua, mesmo que em forma de pancadas rápidas intercaladas com períodos de sol e calor, o que garante a sensação de abafamento. Maiores acumulados são esperados entre o norte do Amazonas e o estado de Roraima.
Terça-feira de tempo instável e com pancadas de chuva desde o norte do Amazonas até o nordeste paraense devido as instabilidades tropicais, A chuva é rápida, mas pode ocorrer com acumulados expressivos no norte do Amazonas, em Roraima, norte do Pará e em todo o estado do Amapá. Nas demais áreas da região, tempo seco e quente.
Quarta-feira sem grandes mudanças no tempo, com chuva especialmente na metade norte da região. Entretanto, instabilidades ganham força a chuva se espalha um pouco sobre a região, voltando a atingir a região de Manaus. Na metade sul, o tempo firme predomina.
Fonte: Canal Rural