Segundo a consultoria, a onda de frio da semana passada não provocou perdas de rendimento, nem de qualidade
O levantamento da consultoria AgRural mostra que a colheita do milho safrinha avançou 12 pontos na semana passada e até a última quinta-feira (11) atingiu 56% da área cultivada. Os trabalhos estão avançados em relação em relação aos 36% observados na mesma época do ano passado e aos 30% da média dos últimos cinco anos.
Os analistas da AgRural observam, que apesar das temperaturas mais baixas em diversos estados e do registro de geadas, a colheita avançou bem. Mato Grosso lidera com 76% da área colhida (ante os 61% da mesma época do ano passado), seguido pelo Paraná, com 60% (ante os 19% de meados de julho de 2018).
“Os reportes de produtividade seguem em linha com o esperado ou acima das expectativas em todos os estados produtores e não houve perdas de rendimento, nem de qualidade, com a onda de frio da semana passada. As temperaturas mais baixas apenas tornaram mais lenta a perda de umidade dos grãos em algumas regiões”, dizem os analistas.
A AgRural estima que a produção de milho na safrinha 2019 do Brasil é atingirá recorde de 76,3 milhões de toneladas, contra 53,9 milhões de toneladas em 2018, quando houve quebra por estiagem.
Fonte: Revista Globo Rural